Dirigentes do Sindicato APEOC participaram de uma audiência com a secretária de Educação do município de Itaiçaba, Marcília Galdino. O encontro ocorreu na sede da Secretaria de Educação nesta quarta-feira (06), e foram discutidas pautas de interesse da categoria como reajuste salarial; concurso público; ampliação definitiva; 1/3 de carga horária para planejamento; Plano de Cargos e Carreiras; e mesa de negociação.

Estavam presentes o presidente da Comissão Municipal do Sindicato APEOC em Itaiçaba, Ernandes dos Santos; o assessor jurídico da entidade, Ítalo Guerreiro; e a assessora da Secretaria de Educação, Rosa Lúcia.

Reajuste Salarial

Durante o encontro, a secretária de Educação afirmou que só apresentará uma proposta de reajuste salarial para 2018 após a divulgação do índice de inflação de 2017.

Concurso público e ampliação definitiva

O Sindicato APEOC cobrou a realização de um novo concurso público para suprir as carências existentes na rede de ensino municipal. A secretária informou que fará um estudo e com o resultado vai decidir se ocorrerá um novo concurso ou se os professores terão suas cargas horárias ampliadas de 100h para 200h.

1/3 para planejamento

Os dirigentes cobraram a aplicação de 1/3 da carga horária para planejamento em toda rede de ensino. De acordo com a Comissão Municipal, algumas escolas ainda não destinam parte da carga horária para atividades extraclasse. A secretária afirmou que fará um estudo sobre o assunto.

Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração

Será criada uma equipe em conjunto com a Comissão Municipal para discutir a reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos profissionais do Magistério de Itaiçaba.

Mesa de Negociação

A partir desse encontro ficou instituída a mesa de negociação permanente entra a Comissão Municipal e a Secretaria Municipal de Educação, para estabelecer um canal de comunicação direto com a gestão e discutir pautas de interesse da categoria.