A Comissão Municipal do Sindicato APEOC de Itatira se reuniu com o prefeito da cidade, Antônio Almir Bié da Silva; o vice-prefeito, Antônio Erivaldo de Sousa; a secretária de Educação e Cultura, Luciana Nunes do Nascimento; e mais sete vereadores para uma rodada de negociação sobre pautas de interesse dos profissionais de Educação, como o precatório do Fundef e o pagamento retroativo de promoções. A reunião ocorreu na sede da Prefeitura do município, na tarde da última sexta-feira (08).

O presidente da Comissão Municipal do Sindicato APEOC, Jarbas Melo; a vice-presidente, Branca Lobo; a tesoureira, Reginalda Alencar; a suplente, Maria do Carmo Lopes, além do assessor político, Roque Melo, participaram da reunião. Veja os encaminhamentos:

Precatório do Fundef

O Sindicato APEOC cobrou o repasse do precatório do Fundef aos professores municipais. A entidade reivindica pelo menos 60% do valor do total do precatório (R$ 22 milhões) para os docentes. O gestor afirmou que pretende fazer um acordo na Justiça Federal para oficializar o repasse.

O Sindicato APEOC realizará uma assembleia com os docentes do município, ativos e aposentados, juntamente com o prefeito para decidir quem terá direito ao precatório.

Pagamento retroativo

O Sindicato APEOC conquistou por meio de negociação com a Prefeitura de Itatira, no início deste mês, o pagamento das promoções dos professores que mudaram de nível dos meses de fevereiro, março e abril. Na ocasião, a entidade questionou o motivo de alguns professores não terem recebido o dinheiro. O gestor alegou que os docentes perderam o direito porque não apresentaram a documentação exigida no prazo indicado pela prefeitura.

Motoristas da Educação

A categoria dos motoristas foi representada pelo presidente da Comissão Municipal do Sindicato APEOC, Jarbas Lobo, que reivindicou o pagamento de horas extras dos profissionais. Os motoristas da área de Educação do município alegam que fazem serviços fora do expediente, como manutenção nos transportes escolares, sem ganhar nenhuma remuneração a mais por isso.

O prefeito ficou de analisar as reivindicações, e declarou que vai dar uma resposta ainda neste mês.

Revogação de Decreto

A Comissão Municipal do Sindicato APEOC reivindicou ao prefeito que o decreto de Nº 003/2017, que suspende as consignações facultativas em favor de Entidades Sindicais, fosse revogado. Para a entidade o decreto é ilegítimo. O gestor ficou de avaliar a decisão e responder até a próxima semana.

Próxima reunião

Uma nova reunião com a prefeitura está marcada para a próxima quinta-feira (14), na sede do Sindicato APEOC, em Fortaleza. O objetivo é avaliar os encaminhamentos dessas pautas.