O Sindicato APEOC realizou neste sábado (15), a terceira plenária com os aprovados no último Concurso da SEDUC para professor. Em pauta: os informes sobre a mesa de negociação com a SEDUC e a definição de datas para a audiência pública.

A APEOC e a Comissão de Concursados, definida na primeira plenária realizada no mês de maio, têm  lutado em conjunto para negociar com o Governo do Estado e a Secretaria de Educação uma posição sobre o cronograma da homologação.

Na última quinta-feira (13), a APEOC e a Comissão dos aprovados no Concurso reuniram-se com a secretária da Educação, Eliana Estrela, para tratar da homologação do certame. Na ocasião, a Secretária e sua equipe asseguraram a homologação e convocação como compromisso histórico do Governo. Eliana Estrela falou ainda que o governador pediu um prazo, até o segundo semestre, para retomar as negociações sobre o certame, tendo acertado novas reuniões da Mesa de Negociações.

Na plenária, a APEOC tranquilizou os presentes quanto a homologaçãodo concurso, relembrando que muitas notícias falsas estão sendo divulgadas nas redes sociais e que não há impedimentos para a homologação. A APEOC ressalta a importância de fortalecer a união entre os concursados e da importância de participar das plenárias.

Representantes da Comissão de Concursados destacaram o histórico de lutas e conquistas do Sindicato APEOC, tendo a entidade acompanhado todos os processos de concursos já realizados, e ressaltaram o papel da APEOC na mesa de negociações com a Gestão Estadual e os aprovados no último Concurso. Os representantes também relembraram que o principal canal de comunicação entre os concursados é a página oficial dos aprovados no Facebook.

Encaminhamentos

Na Plenária foram definidos:

  • Audiência pública na Assembleia Legislativa dia 26 de junho (data a confirmar com a Assembleia Legislativa);
  • Realização de plenárias nos polos de maior concentração do interior do Estado;
  • Plenária em Sobral no dia 22 de junho; e
  • Plenária na APEOC (data a confirmar).

Participaram da reunião o vice-presidente estadual da APEOC, Reginaldo Pinheiro, secretario de Assuntos Jurídicos, Sérgio Bezerra, o assessor jurídico, Ítalo Bezerra. Representando a comissão de concursados, estiveram presentes os professores Edilson Cavalcante, Cláudio Andrade e Laurenci Barros.