Anizio Melo, presidente do Sindicato APEOC, participou na sexta-feira (8), de um debate virtual na Live “Impactos da Pandemia da COVID-19 na Educação”, promovida pelo Núcleo de Estudos do Sistema Educacional de Itapipoca, com o objetivo de abordar os desafios da Educação para o pós-pandemia, como também as dificuldades atuais, como a proposta de congelamento de salários dos servidores e a aprovação do Novo FUNDEB. O evento virtual foi mediado pelo vereador de Itapipoca, professor Pedro Neto, Furtado Tavares e Rinardo Mesquita.

Anizio falou sobre os R$ 150 bilhões de reais dos Precatórios do FUNDEF para os estados e municípios e ressaltou a importância de dar ênfase na luta pelo financiamento da Educação no Brasil, diante de um cenário político crítico, onde a necessidade de lutar para garantir a continuidade do FUNDEB se torna ainda mais latente.

O FUNDEB acaba em dezembro de 2020, e a APEOC, juntamente com entidades sindicais das regiões Norte e Nordeste, movimentos estudantis, lideranças políticas e institucionais, tem reivindicado um fundo permanente, com mais recursos e maior participação da União, com a inclusão de novos recursos como os Royalties do Pré-Sal, para que seja possível garantir uma Educação de qualidade e um sistema educacional capaz de dar suporte aos que dele precisam.

De acordo com Anizio Melo, a proposta do Novo FUNDEB tem que dialogar para além da categoria da Educação, há a necessidade de dialogar com estudantes, com os pais e com a sociedade de uma forma geral para que haja uma real valorização da Educação.

Também participaram do debate o secretário de Educação de Sobral, Hebert Lima, diretora regional da CUT, Ninivia Campos, a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Itapipoca, Carlinda Viana.