Em reunião da Diretoria Executiva do Sindicato APEOC, realizada de forma virtual, obedecendo as recomendações de isolamento social, nesta terça-feira (12), discutiu as principais pautas de atuação da Educação diante do atual cenário de pandemia e conjuntura política. No debate, Novo FUNDEB, Acordo Salarial 2020, Precatórios do FUNDEF e a proposta de Congelamento Salarial dos servidores públicos.

Durante o debate, o presidente Anizio Melo destacou os principais encaminhamentos sobre cada pauta, e reforçou a importância da unidade para defender a Educação. Anízio fez uma análise política sobre os principais eventos que o nosso país e os educadores vêm enfrentando diante do cenário de pandemia, em que tem se intensificado as medidas para tentar retirar direitos garantidos e constituídos. Um claro exemplo disso é a jogada política do presidente Jair Bolsonaro e governadores que estão se articulando em um acordo extrajudicial para tirar 90% dos recursos dos Precatórios do FUNDEF, que são da Educação e de seus profissionais, com a justificativa de auxiliar no combate ao Coronavírus.

Sobre isso, Anizio informou que a equipe de advogados da instituição já está se articulando para barrar essa ação do governo.

Sobre a pauta da Campanha Salarial 2020, Anizio frizou os acordos firmados com o governador e a SEDUC e reafirmou a cobrança que o sindicato tem feito para que o mesmo seja efetivado.

O presidente da APEOC informou ainda sobre o lançamento da Frente Cearense Ampla em Defesa do Novo FUNDEB, unindo APRECE, a CNM e as entidades estudantis UNE e UBES.

Participaram da reunião o presidente Anízio Melo, o vice-presidente, Reginaldo Pinheiro, o secretário de comunicação, Alessandro Carvalho, o secretário Geral Helano Maia, o secretário de assuntos Educacionais, Mauricio Manoel, o diretor de formação sindical, Aurélio Matias, a secretária de assuntos de mulheres, Ritajane Henrique, a dirigente Josilma Costa, o ouvidor, Ari Ferreira, o dirigente Mikaelton Carantino, o secretário jurídico, Sergio Bezerra, os assessores jurídicos, Ítalo Bezerra, Ítalo Guerreiro, e Augusto Neto.