Aposentados(as), o tempo denominado de “aposentadoria” ou “reforma” refere-se ao afastamento remunerado que um trabalhador ou trabalhadora faz de suas atividades após cumprir determinados requisitos estabelecidos no Direito Previdenciário a fim de gozar dos benefícios de uma previdência social ou privada.
Foi apenas em 1923 que o Brasil deu o ponta-pé inicial para a criação da previdência social, tal como é hoje concebida. A história da Aposentadoria no Brasil remete ao ano de 1988 quando, de forma ainda incipiente, surgiram iniciativas para beneficiar antigos funcionários de setores que eram importantes para o Império, tais como os funcionários dos Correios, da Imprensa Nacional, Estrada de ferro, da Marinha , da Casa da Moeda e das Alfândegas.
Graças ao Movimento Sindical, a aposentadoria, depois de cumprido os requisitos exigidos, deverá ser concedida a todos os trabalhadores e trabalhadoras brasileiras.
Algumas reformas da previdência já ceifaram alguns direitos dos(as) trabalhadores(as) brasileiros(as) a última foi: DEFORMA DA PREVIDÊNCIA, orquestrada pelo presidente da republica Jair Messias Bolsonaro, que editou, e aprovou, a Lei 173/2020, que proibiu reajustes e quaisquer benefício a todos os servidores públicos do Brasil até dezembro de 2021, alegando a crise sanitária e o baixo crescimento econômico para tomar tal atitude.
E ainda existe a grotesca taxação dos aposentados sobre os baixos salário dos mesmos. Alguns, então, indagam: o que o Sindicato APEOC vai fazer? No momento, não podemos fazer muita coisa, não vamos alimentar a categoria com idéias não possíveis e que estão no plano do ilegal, isto hoje é constitucional. Fomos pra luta na Assembléia Legislativa do Ceará enfrentando a polícia, gás de pimenta e a força do governo do Estado. No entanto mesmo que amarrem nossas mãos e tentem nos colocar de lado nós, enquanto sindicato, vamos continuar na luta!
O aposentado do Ceará sempre foi tratado com respeito e dignidade e até o presente momento não teve perda salarial, nos anos anteriores quando houve reajuste: o mesmo percentual que era concedido aos ATIVOS sempre foi estendido aos aposentados. Na maioria dos estados brasileiros não tem reajustes e não são pagos os aposentados em dia.
Vamos ficar atentos e de olhos abertos, vem aí outra bomba que vai jogar nas mãos dos trabalhadores brasileiros, a Deforma Administrativa que podem extinguir serviços públicos, órgãos que podem cair no poder dos poderosos.
Secretaria de Aposentados do Sindicato Apeoc – S.A.S.A – Juscelino Linhares, Penha Alencar, Leorne Nogueira, Lilá Costa, Paula Virgínia e Mariazinha