Cerca de 200 professores da cidade de Pacatuba se reuniram em plenária na tarde da última quinta-feira (20), na sede da Secretaria de Educação, para cobrar o reajuste salarial dos profissionais da Educação do município, bem como o cumprimento de seus direitos estatutários. O Sindicato APEOC esteve presente na ocasião para mediar a negociação e foi representado pelo secretário de Assuntos Jurídicos da entidade, Sérgio Bezerra, o assessor jurídico Augusto Neto, e o assessor sindical Roque Melo.

A categoria já havia encaminhado a pauta de reivindicações à secretária de Educação, Ana Kelly Pinto, no último dia 10 de abril. Durante a reunião desta quinta, foram encaminhados alguns pontos:

Reajuste Salarial

Uma comissão formada por três professores e um integrante da APEOC, o assessor sindical Roque Melo, foi criada para verificar a folha de pagamento dos profissionais da Educação paga com os 60% do Fundeb. A partir deste estudo, a comissão irá discutir o percentual de aumento conforme previsão de receita e despesas do Fundeb. O resultado dessa análise será debatido nesta quarta (26), com a gestão municipal.

Na próxima quinta-feira (27), a secretária de Educação discutirá sobre o percentual de aumento com o Prefeito. Após a divulgação do percentual de reajuste, os profissionais da Educação de Pacatuba irão se reunir em assembleia para aprovação ou não da proposta. A assembleia será na próxima sexta (28) de abril, às 9h, na praça da Juventude no centro da cidade de Pacatuba. Veja o Edital de Convocação da Assembleia AQUI.

Convocação de Concursados

Segundo a secretária de Educação, já foram convocados 27 novos professores do último concurso.

Planejamento e Faltas

Ficou decido que 50% das horas de planejamento dos professores ser
ão realizados fora do ambiente escolar. Em relação às faltas dos docentes, ficou definido que os atestados médicos abonarão as faltas e os profissionais da Educação poderão justificar até 03 dias de ausência sem necessidade de recuperação.