Manhã de muita negociação nesta quarta-feira (01) em Palhano, na Região Jaguaribana. O vice-presidente do Sindicato APEOC, Reginaldo Pinheiro, cumpriu agenda na cidade e participou de uma audiência com o prefeito, Ivanildo Nunes, e depois de uma assembleia com a categoria. O objetivo foi reivindicar a efetivação do reajuste salarial de 2017 dos profissionais da Educação e o pagamento do vencimento de dezembro de 2016, em atraso até o momento.
Audiência na Prefeitura
Os dirigentes do Sindicato APEOC foram recebidos pelo prefeito de Palhano, Ivanildo Nunes, e pelo secretário de Educação, Antônio Fernandes. O presidente da Câmara Municipal, Josimar Domingos, também participou das negociações. Reginaldo Pinheiro reivindicou o reajuste salarial dos profissionais da Educação referente ao ano de 2017, como medida de valorização dos servidores.
O prefeito alegou que ao assumir a gestão, em janeiro, precisou pagar vários salários em atraso deixados pelo mandato anterior. Além disso, o gestor alega que houve queda na arrecadação e o comprometimento da receita com pessoal já é de 55%.
Mesmo com todas essas explicações, o Sindicato APEOC reforçou a necessidade de recomposição salarial dos servidores da Educação. Reginaldo Pinheiro cobrou a implantação da Mesa Permanente de Negociação entre o Sindicato e a Prefeitura, para aumentar o controle e o acompanhamento das contas públicas e da aplicação dos recursos do Fundeb no município. O prefeito acatou a reivindicação e ficou marcada para a próxima segunda-feira (06) a primeira reunião da equipe técnica.
Com a análise dos dados, o Sindicato APEOC espera que até o final do mês a Prefeitura apresente tanto uma proposta de reajuste para os profissionais da Educação quanto a previsão do pagamento do salário de dezembro de 2016.
Assembleia
Após a audiência na Prefeitura, os dirigentes do Sindicato APEOC realizaram uma assembleia com a categoria. Dezenas de servidores municipais da Educação participaram. O objetivo foi informar os encaminhamentos da reunião no Executivo e mobilizar os sócios a pressionarem a Prefeitura no atendimento das pautas.
Reginaldo Pinheiro reforçou a importante conquista da Mesa de Negociação Permanente e apresentou o cronograma de atividades a partir de segunda-feira (06) para discutir o reajuste e o pagamento do salário de dezembro.
O dirigente também falou sobre o processo do precatório do Fundef. O município já ganhou na primeira instância da Justiça e aguarda julgamento da causa no Tribunal Regional Federal. A Prefeitura espera receber R$ 1.500.000, referente ao período de 2002 a 2004.
Os profissionais da Educação de Palhano vão se reunir em uma nova assembleia em breve, para que sejam esclarecidos os encaminhamentos da Mesa Permanente de Negociação.