O Sindicato APEOC conquistou avanços importantes para a categoria durante a reunião da Mesa Geral de Negociação com o governo nesta terça-feira, 02 de abril.

O embate de dados, o diálogo qualificado, a análise de propostas e contrapropostas conseguiram arrancar pontos importantes que serão apresentados e debatidos com a categoria na próxima assembleia no ginásio Aécio de Borba, no dia 04 de abril, às 15h.

O avanço alcançado na mesa de negociação mantém a valorização da carreira estadual mesmo diante de um cenário crítico e desafiador.

A luta do Sindicato APEOC sempre foi e sempre será por nenhum passo atrás no que diz respeito à valorização da Educação e seus profissionais.

Veja abaixo os pontos conquistados e que serão apresentados para a categoria em assembleia geral:

• Publicação do Edital Seleção Pública Unificada para formação do banco de Professores Contratados por Tempo Determinado em 31 de maio;

• Pagamento do retroativo da Promoção 2019 na folha de maio;

• Criação da PVR para Professores ativos com Doutorado no valor de 300 reais a partir da folha de julho de 2024;

• Pagamento da Promoção Sem Titulação 2022 iniciando o processo em 30 de abril com pagamento na folha de agosto para 60% dos aptos.

• Pagamento da Promoção sem Titulação 2023 iniciando o processo em 31 de agosto e implantação na folha de dezembro para 60% dos aptos;

• Pagamento do Retroativo do Piso Salarial de 2023, para ativos, inativos e temporários, na folha de julho;

• Valorização da PVR dos Temporários(as) – com a implantação na folha de julho, passando de 358,83 para 458,83. Os professores contratados por tempo determinado passarão a receber uma remuneração no valor de R$ 5.127,88 para 40h/sem, a partir da folha de julho.

Esses itens se somam ao pagamento do reajuste de 2024 (5,62% a partir da folha de julho), garantindo 3,62% retroativo a janeiro para ativos, aposentados e temporários que estejam abaixo do piso nacional, valorização da carreira dos Profissionais da Educação, Criação de canal direto para acompanhar manutenção e investimento nas estrutura das escolas estaduais, convocação de todos os professores aprovados no concurso público de 2018 e a efetivação do pagamento do Precatório do FUNDEF. Luta com DNA do sindicato APEOC que irá garantir o início do pagamento aos 50 mil beneficiários no dia 4 de abril.

Os demais itens da pauta da Campanha Salarial 2024 continuam em negociação com o governo, e estaremos firmes e fortes cobrando a efetivação.

Os avanços conquistados na negociação atualizam a melhor carreira de professores estaduais do Brasil, quita as dívidas do governo com a categoria, revaloriza os professores temporários, além de ter restabelecido a mesa geral de negociação permanente, experiência única no Brasil.

 

VEJA A ATA DA REUNIÃO AQUI