palanho 0122016pOs professores da rede municipal de Palhano, no Vale do Jaguaribe, participaram de uma plenária com o vice-presidente do Sindicato APEOC, Reginaldo Pinheiro, e o advogado, Ítalo Bezerra, nesta segunda-feira (01) na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade. O presidente da Comissão Municipal do Sindicato APEOC, Josimar Domingos, liderou a mobilização dos educadores para o evento.

O objetivo do encontro foi discutir os sucessivos golpes sofridos pelos trabalhadores por parte da Prefeitura Municipal. O pagamento dos salários dos servidores da Educação e dos demais funcionários públicos estava atrasado há dois meses. Só depois da divulgação da plenária é que o Executivo resolveu regularizar a situação. Segundo Reginaldo Pinheiro, esse problema tem sido recorrente em Palhano. Ainda assim, o pessoal do setor de serviços gerais continua com o salário atrasado há um mês.

Histórico de lutas

Em 2015, os professores do município paralisaram as atividades por quase 30 dias entre agosto e setembro por conta do atraso do pagamento dos salários de junho, julho e agosto, além do subsídio de férias. O Sindicato APEOC entrou com uma representação no Ministério Público e a Justiça acatou uma Ação Civil Pública obrigando a Prefeitura a realizar os pagamentos em atraso.

Ainda no ano passado, o Sindicato APEOC descobriu que a Prefeitura estava descontando a contribuição sindical dos sócios mas não estava repassando para a entidade. Após a greve, a situação foi regularizada. Em janeiro de 2016, o golpe foi institucionalizado. A direção do Sindicato APEOC recebeu um ofício da Prefeitura de Palhano informando que não faria mais o desconto em folha da contribuição sindical. A APEOC vai formalizar uma denúncia no Ministério Público Estadual e Federal contra o Município por conduta anti-sindical.