noemacao reclacificados 2016

Após vários meses de negociação entre Sindicato APEOC e Governo do Estado, os professores reclassificados do último concurso da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), realizado em 2013, foram finalmente nomeados. Os atos foram publicados no Diário Oficial do Estado da última sexta-feira (08), data que terminou a validade do concurso. 

Veja a publicação AQUI.

O presidente do Sindicato APEOC, Anízio Melo, reforça a necessidade de realização de concurso como porta de entrada no serviço público. “Não podemos de forma alguma tergiversar na luta contra a precarização, seja patrocinada por governos ou propagada por setores sectários, demagógicos e oportunistas”, disse Anízio.

O compromisso foi firmado na reunião da Mesa Ampliada de Negociação da Educação, realizada na noite do dia 07 de abril, no Palácio da Abolição, com a presença da direção do Sindicato APEOC, Seduc, Seplag e Gabinete de Governador. O secretário da Educação do Estado, Maurício Holanda destacou a importância desse espaço. “A convocação desses professores é também resultado da mesa de negociação permanente que temos com o Sindicato APEOC. Temos certeza que eles darão grande contribuições para a educação dos nossos jovens cearenses”, finalizou.

Os convocados deverão apresentar a documentação exigida no período de 2 a 5 de maio, na Seduc, conforme estipula o cronograma definido no Edital 010/2014, que trata do concurso público para provimento de vagas no cargo de professor Classe pleno 1.

Trajetória de luta

Desde o ano passado, o sindicato vem pressionando o Governo para garantir a convocação de todos os professores aprovados no certame. O Ministério Público foi acionado duas vezes pelo Sindicato APEOC, que entrou com representação contra o Governo para garantir a convocação dos aprovados. Além disso, foram realizadas diversas plenárias, reuniões e manifestações no próprio Sindicato e também na Seduc e no Palácio da Abolição para garantir a convocação dos professores. Em todas as mobilizações, os concursados estiveram presentes, por meio de uma comissão de representantes.

Para comemorar a nomeação, a professora Edineide Pinheiro fez um vídeo com um apanhado de fotos da luta dos colegas e do Sindicato APEOC.

Entenda o caso

Após aprovação no concurso da Seduc, em 2013, centenas de professores pediram reclassificação para concluir a formação acadêmica. Praticamente todos os candidatos já estão aptos a assumir o cargo de professor na rede pública estadual.

*Com informações da Secretaria da Educação do Estado