O Programa “Educação em Debate” na Rádio Cidade AM 860, uma produção do Sindicato APEOC, discutiu no último sábado (27), o atual cenário político brasileiro, incluindo dentro deste contexto a proposta da DEFORMA da Previdenciária, a inercia do Ministério da Educação, as ameaças às classes trabalhadoras, em especial aos profissionais Educação.

Como convidada, a professora e cientista política, Carla Michele Quaresma, e como debatedores fixos, o jornalista Helder Cordeiro, Marcos Fábio e Dyhonstas Fernandes.

O editorial do Programa abordou a proposta de Reforma Previdenciária, destacando que o Sistema Geral de Previdência sempre foi uma “Caixa Preta”. O que falar então dos privilégios que ainda perduram na Previdência? Como o acúmulo desenfreado de pensões, a tirar pelas aposentadorias de parlamentares e de ex-governadores. Moralizar somente do lado mais fraco, do trabalhador, isso não dá.

Marcos Fabio e Helder Cordeiro expuseram a situação dos professores, em especial das professoras, que terão de contribuir por mais 10 anos, como está previsto na proposta. Falaram também dos impactos das ações do atual governo e a destinação de verbas parlamentares para fazer fluir a proposta previdenciária.

Carla Michelle introduziu a discussão fazendo um comparativo entre a proposta de Reforma Previdenciária e a Reforma Trabalhista do governo de Michel Temer, que foi colocada como a solução para o cenário do desemprego e que acabou se tornando um grande equívoco, tornando ainda mais precária a relação de trabalho. Para ela, estamos mais uma vez diante de um discurso falacioso de que a reforma é para gerar justiça social no Brasil. Pontuou ainda: “Nós entramos num período de discursos tão medievais que não conseguem compreender a diversidade de uma sociedade, o discurso de que todos os indivíduos gozem das mesmas condições e isso é uma inverdade”.

A cientista ressaltou ainda a situação dos professores, que infelizmente, em determinadas regiões, atuam em condições indignas. Falou ainda sobre os trabalhadores rurais que jamais devem ser comparados com os urbanos, e alertou: “Precisamos despertar a sociedade para estas questões, pois as pessoas estão comprando este discurso sem saber no que isso vai repercutir no seu cotidiano”. Complementou ainda que o governo está se mostrando totalmente inexperiente.

Durante o programa foram exibidas ainda reportagens sobre as principais ações do Sindicato APEOC, como a Frente Norte/Nordeste em Defesa da Educação, Ampliação de Carga Horária, Precatórios do FUNDEF e a caminhada dos trabalhadores marcada para o dia 1 de maio.

Carla Michelle parabenizou o Sindicato APEOC pelas contribuições ao estado do Ceará, garantido os interesses, protegendo os direitos dos profissionais da Educação, que são hoje os grandes heróis da nossa Pátria.

O Programa “Educação em Debate” vai ao ar todos os sábados, ao vivo, de 11h às 12h, na Rádio Cidade AM 860 e tem reprise aos domingos de 7h às 8h. Para participar, basta entrar em contato pelos telefones: Fixo: (85) 3198-8877 ou WhatsApp: (85) 98138-6374.

Ouça O programa na integra!