O Programa “Educação em Debate” na Rádio Cidade AM 860, uma produção do Sindicato APEOC, discutiu no último sábado (13), o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), perspectivas para a Educação Brasileira e a Reforma da Previdência.

Como convidado, o Presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC), Ênio Pontes e como debatedores fixos, o jornalista Helder Cordeiro, Marcos Fábio e Dyhonstas Fernandes.

O editorial do Programa tratou da luta do Sindicato APEOC pelo financiamento da Educação e da ameaça quanto o fim do FUNDEB, que tem prazo limite até 2020. A APEOC defende uma FUNDEB permanente, com novas fontes de recursos, como os Royalties do Petróleo e com aporte maior da União. Com essa ampliação seria possível beneficiar Estados e Municípios com maior volume de recursos para investimentos na Educação Básica, bem como na valorização dos profissionais.

Os convidados defenderam que é urgente o empenho da União, dos Estados, dos Municípios, dos parlamentares federais, estaduais e municipais, das entidades sindicais, patronais e de empregados, em defesa da Educação Básica na escola da Rede Pública de Ensino.

O professor Ênio Pontes falou sobre a falta de investimento na Educação Básica e o quanto a discussão sobre o financiamento permanente da Educação é importante para melhorias no ensino brasileiro. Citou ainda exemplos de problemas atualmente enfrentados pela Educação no país, como as dificuldades de acesso ao FIES, distribuição de livros didáticos, o sucateamento das universidades federais. Alertou ainda para a necessidade de um plano para Educação, eficaz e não ideológico.

Durante o debate, Ênio pontes, destacou também o desastre anunciado pela PEC 95, que determina o congelamento dos investimentos públicos durante duas décadas, e que impacta principalmente na Educação e Saúde, reforçou ainda a forte luta do Sindicato APEOC, em prol do FUNDEB, e que está junto nesta defesa. Marcos Fabio e Helder Cordeiro falaram sobre o futuro da Educação brasileira e as perspectivas diante do atual governo.

O Programa “Educação em Debate” vai ao ar todos os sábados, ao vivo, de 11h às 12h, na Rádio Cidade AM 860 e tem reprise aos domingos de 7h às 8h. Para participar, basta entrar em contato pelos telefones: Fixo: (85) 3198-8877 ou WhatsApp: (85) 98138-6374.

Ouça O programa na integra!