Nesta terça-feira, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. No Brasil, o transtorno afeta cerca de 2 milhões de pessoas. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, tem o intuito de ajudar a esclarecer, dar visibilidade e quebrar preconceitos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A APEOC vê na Educação e no ambiente escolar um espaço primordial para o desenvolvimento do autista. É através de um ensino inclusivo, que entenda as limitações e saiba trabalhar as competências do aluno autista, que ele irá ampliar seu conhecimento cognitivo, afetivo, motor e seu relacionamento interpessoal.

Uma metodologia pedagógica que consiga alcançar todos os alunos, ajudando a superar as dificuldades e no sentimento de pertencimento a um grupo, é parte fundamental no processo de aprendizagem do indivíduo com Transtorno do Espectro Autista.

A Educação é um exercício diário. Para Kelma Silva, diretora do Sindicato APEOC e professora do Instituto de Educação do Ceará, é preciso que o professor esteja preparado para lidar e conviver com alunos autistas, para que ele possa compreender as individualidades e estimular as habilidades. “O aluno não deve apenas ser colocado em sala de aula, mas é preciso fazer a diferença na vida dessas pessoas. É preciso que os profissionais estejam preparados para recebê-las, do porteiro até os demais estudantes que estão em sala”, afirma Kelma.

O Sindicato APEOC memora este 2 de abril entendendo que muito ainda precisa ser feito para melhorar a qualidade de vida dos autistas e segue firme na luta por uma Educação inclusiva e de qualidade.