O Programa “Educação em Debate” na Rádio Cidade AM 860, uma produção do Sindicato APEOC, discutiu no último sábado (23), pontos da Reforma da Previdência, a Paralisação Geral da última sexta-feira (22) contra DEFORMA da Previdência e a pauta de professores do Ceará.

Participaram do último programa o jornalista, Helder Cordeiro, o diretor do Sindicato APEOC, Marcos Fabio e o assessor sindical Kim Lopes. O convidado desta semana foi o professor da Universidade Federal do Ceará, Osmar de Sá, doutor em sociologia. O docente falou sobre o impacto da Reforma da Previdência e contextualizou o atual momento político do pais. Para o Sociólogo, não se pode construir um projeto de futuro destruindo a esperança das pessoas e não reconhecendo o trabalho e direito de quem trabalhou uma vida toda para usufruir minimamente de uma aposentadoria.

Osmar de Sá, citou que a Reforma da Previdência demonstra ser uma forma de punição ou mesmo um pedágio pela longevidade da população brasileira. Uma conquista que tem que ser vista como direito da sociedade e não ser usado para oprimir. Manifestou ainda a necessidade de se construir o dialogo no pais que atualmente está sendo divido.

Marcos Fabio e Kim Lopes ressaltaram durante a entrevista com o sociólogo, pontos que complementaram o discurso sobre a necessidade de mais clareza na hora de discutir a atual proposta da reforma da previdência. O Jornalista Helder Cordeiro, pontuou sobre a questão da dívida pública, os devedores da previdência e arrecadação.

Foram exibidas ainda reportagens sobre a paralisação do último dia 22 na Praça da Imprensa e que reuniu diversas instituições, sindicatos, trabalhadores e representantes do poder político local.

O Programa “Educação em Debate” vai ao ar todos os sábados, ao vivo, de 11h às 12h, na Rádio Cidade AM 860 e tem reprise aos domingos de 7h às 8h. Para participar, basta entrar em contato pelos telefones: Fixo: (85) 3198-8877 ou WhatsApp: (85) 98138-6374.