Fruto de uma intensa articulação e luta da APEOC, o pagamento do retroativo do Piso do Magistério começa a ser efetivado, conforme reivindicado pelo Sindicato em ofício protocolado no dia da sanção do Projeto de Lei que garantiu o reajuste salarial da categoria.
A folha de pagamento de março, que será paga em abril, já trará o valor referente à implantação do Piso e o pagamento do retroativo de janeiro e fevereiro para professores efetivos e temporários.
No caso dos professores aposentados, o pagamento do retroativo de 2024 para quem estava abaixo do Piso à época já começou. Mais de 2 mil professores tiveram o valor implantado neste mês de março, com a previsão de que o restante do retroativo seja incluído na folha de abril. Após a quitação do retroativo de 2024, o governo dará início ao pagamento do retroativo de 2025 para os aposentados.
Essa conquista é resultado direto da mobilização da categoria e da ação firme do Sindicato APEOC, que segue acompanhando de perto todo o processo de implantação dos valores e cobrando agilidade e respeito com os direitos dos profissionais da Educação.
Para o professor Anizio, que esteve em constantes articulações nesta sexta-feira, junto ao líder do governo, Deputado Guilherme Sampaio, à secretária da Educação, Eliana Estrela, com a Casa Civil e a secretária de articulações do governo, as efetivações desses itens da pauta são importantíssimas. No entanto, o Sindicato APEOC não irá parar de lutar: “Queremos que todos os retroativos sejam pagos, que haja a convocação de todos os aprovados no concurso público de 2018, que um novo concurso seja realizado, que seja garantida a ampliação definitiva de carga horária, que a mesa geral de negociação seja reestabelecida, assim como a mesa técnica dos recursos do FUNDEF. Nosso Sindicato tem luta local e nacional e vamos até o final para garantir uma Educação cada vez melhor para toda a comunidade escolar, com seus profissionais valorizados”, ressaltou.
Atenção: O extrato já se encontra disponível no Guardião.