A Comissão Municipal da APEOC em Santana do Acaraú, representado pelo presidente, professor Clemilton, e pelo assessor sindical, Roque Melo, reuniu-se, nesta segunda-feira (23), com o prefeito, Meu Deus, a procuradora, Dra. Rafaela, e o secretário de Educação, Antônio Júnior Carneiro, para tratar do reajuste do Piso de 33,24% para os profissionais do Magistério da rede municipal.

A Prefeitura fez uma apresentação sobre o estudo financeiro para conceder o reajuste, Lei de Responsabilidade Fiscal, e comprometimento dos recursos do FUNDEB. De acordo com a gestão cerca de 82% dos recursos investidos na folha de pagamento.

Após intenso debate, a gestão apresentou uma proposta de reajuste, que deverá ser discutida nos próximos dias com a categoria e rediscutida em mesa de negociação na próxima quinta-feira.

A gestão propõe fazer a correção da inflação de 10.18% de forma linear, mas essa proposta deixa os(as) professores(as) graduados(as) e nível médio abaixo do Piso. A APEOC reafirmou que para haver o nivelamento, seria necessário um percentual mínimo de:

• Nível médio: 29%
• Graduados: 17%
• Especialistas e pedagogos: 10.18%

Essa é a propositura que deve ser apreciada ainda nesta semana e discutida com participação do Sindicato APEOC e demais representações.

Participaram da reunião os vereadores, Domingos Sávio e Roger, o assessor Victor, o consultor do município, Arnold, o presidente do sindicato municipal, Jaziel, a presidente da Associação dos(as) professores(as), professora Herbênia, e a professora Ângela.