O Sindicato APEOC em São Gonçalo do Amarante criou uma Comissão Docente para interagir diretamente com professores de cada escola da região. O grupo é formado por representantes das unidades de ensino e pelos dirigentes do Sindicato e terá como missão levar as demandas dos profissionais da Educação à Câmara Municipal e à Prefeitura.

Na última sexta-feira (24), o Sindicato APEOC participou da primeira reunião com os membros da Comissão Docente. Também estavam presentes os vereadores Marcelo Teles e Alfredo Matos, presidente da Comissão de Educação, além do representante da Prefeitura, Péricles Ferreira, conhecido como Pekim. O encontro ocorreu na Câmara Municipal do município.

O cronograma de atividades da Comissão Docente, apresentado pela presidente da APEOC de São Gonçalo, Marneide Aires, foi discutido e aprovado por todos os representantes.  Veja a pauta:

  • Maior participação docente no processo de melhoria do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração;
  • Modificação e aprovação de leis, cujos temas serão debatidos pela Comissão Docente, Sindicato APEOC, técnicos, Legislativo e Executivo;
  • Discussão sobre método avaliativo para ascensão horizontal;
  • Definição de data-base para reajuste salarial;
  • Esclarecimentos do secretário de Finanças do município quanto às previsões financeiras para o FME (Fórum Mundial de Educação) e FUNDEB;
  • Formação continuada para os profissionais da Educação, de forma participativa e renovadora.

Durante o mês de março, os representantes da Comissão Docente levarão as demandas para o debate nas escolas com os demais profissionais. As discussões e sugestões serão registradas em ata, cujo conteúdo será apresentado aos demais representantes no encontro do próximo dia 28 de abril, na Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante.