O mês de abril é marcado pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado nesta segunda-feira (02). A data foi criada em 2008 pelas Organização das Nações Unidas (ONU), com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos. De acordo com a ONU, O transtorno afeta cerca de 2% da população mundial, e ainda é pouco discutido dentro e fora das salas de aula. O Sindicato APEOC defende o direito à Educação de todos, e entende que a escola é fundamental na inserção das pessoas com espectro autista na sociedade.

O que é o Autismo?

Pessoas com autismo apresentam uma dificuldade básica na comunicação social, podendo ter dificuldade de entender comandos, de iniciar e de terminar conversas. Esses fatores são geralmente associados a um comportamento repetitivo. Segundo o Instituto Pensi, o Espectro Autista ou Transtornos do Espectro Autista (TEA) engloba alguns diagnósticos que variam conforme a área de menor ou maior prejuízo para o indivíduo: nas áreas da interação social, comunicação e comportamental (comportamentos restritivos, estereotipias e repetitivos). O transtorno pode ser diagnosticado e tratado desde cedo.

Inclusão nas escolas

De acordo com o Centro de Referências em Educação Integral, o ingresso de uma criança autista em escola regular é um direito garantido por lei, como aponta o capítulo V da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que trata sobre a Educação Especial. O texto diz que ela deve visar a efetiva integração do estudante à vida em sociedade. Além da LDB, a Constituição Federal, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, Estatuto da Criança e do Adolescente e o Plano Viver sem Limites (Decreto 7.612/11) também asseguram o acesso à escola regular. Portanto, a escola deve promover um ambiente de aceitação preparado para lidar com as necessidades dos alunos.

Cartilhas

Pensando na inclusão desses estudantes, a Associação Pintando o SETEAZUL lançou um Guia Escolar do Autismo. Você pode acessar a cartilha AQUI.

Para saber mais sobre o Transtorno do Espectro Autista, o Instituto Federal da Paraíba disponibilizou uma Cartilha Institucional sobre o assunto. Você pode acessar a publicação AQUI.