Terminou nesta terça-feira (20) a etapa regional da Conferência Popular de Educação no estado do Ceará. O encontro de hoje contemplou os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza e foi realizado no auditório da Universidade do Parlamento do Ceará (Unipace), no edifício anexo da Assembleia Legislativa. O Sindicato APEOC participou das discussões e conseguiu aprovar a pauta do Novo Fundeb, como uma das diretrizes no campo do financiamento do Ensino Público.

O evento desta segunda fecha o ciclo de cinco conferências interregionais. Antes da RMF, foram realizados eventos em Juazeiro do Norte, Crateús, Quixadá e Sobral. As atividades são uma preparação para a Conferência Estadual Popular de Educação, marcada para os dias 08 e 09 de março, também em Fortaleza. A COEPE faz parte da agenda instituinte do Sistema Nacional de Educação, abrangendo especialmente a participação e o monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

APEOC, presente!

O presidente do Sindicato APEOC, Anizio Melo, integrou a mesa de abertura do evento e ressaltou a importância da luta pela melhoria da qualidade do ensino e por novas fontes de financiamento. A campanha do Novo Fundeb, liderada pelo Sindicato APEOC em todo o país, é uma prova do quanto a entidade vem lutando para a sustentabilidade da carreira docente e de novas conquistas para a categoria.

Anizio Melo aproveitou para convidar os presentes para a Audiência Pública sobre o Novo Fundeb que será realizada no dia 12 de março com a presença da deputada federal Dorinha Seabra, relatora da PEC N° 15/15, que torna o Fundeb permanente e aumenta a contribuição da União. O evento será a partir das 14h, no Auditório Murilo Aguiar.