A presidente da Comissão Municipal de Uruoca, Maria das Graças Batista, e o assessor sindical, Roque Melo, estiveram na quarta-feira (9), na prefeitura e no gabinete do procurador do município para tratar do recurso do Precatório do FUNDEF. Ao todo, 7 milhões de reais serão aplicados integralmente na Educação, sendo 60% desse valor garantido para a valorização dos professores municipais, graças aos esforços da APEOC e do SINDSEMUR.

A APEOC tem solicitado do gestor municipal o ajuizamento do acordo de pagamento dos precatórios junto a ação do sindicato APEOC que solicita a tutela de antecipação de bloqueio do recurso, para garantir a correta destinação do recurso. O procurador do município tem seguido as coordenadas do atual prefeito de só assinar um termo de acordo quando o recurso estiver disponível para o município.

O prefeito tem cobrado uma segurança jurídica para realizar o rateio dos 60% aos profissionais do Magistério. O juiz da comarca local, diante da ação do Sindicato APEOC, solicitou ao município que se manifeste sobre o pleito.

Os representantes da APEOC protocolaram ainda ofícios no gabinete do prefeito e do secretário de Educação, convidando ambos a participar de uma assembleia com toda a categoria, marcada para o dia 26 de outubro, às 9h, no plenário da Câmara Municipal, onde também haverá a eleição e posse da nova Comissão Municipal da APEOC em Uruoca. Na ocasião será discutido o andamento do processo do precatório e demais pontos da pauta da Educação.