A Comissão Municipal da APEOC em Abaiara, representada pela presidente, professora Érica Karina, a tesoureira, professora Ruth, e o assessor sindical, Roque Melo, reuniu-se, nesta sexta-feira (18), com o prefeito de Abaiara, Afonso Tavares, e com o vice-prefeito e atual secretário de Educação do Município, Ângelo Furtado, para discutir a pauta de reposição salarial dos profissionais do Magistério da rede municipal.

Durante o encontro foi feito um debate qualificado diante dos números apresentados pela gestão municipal, do impacto financeiro, do percentual do FUNDEB, e legislação vigente.

Como resultado do bom diálogo com a gestão, conquistamos um acordo o reajuste de 33,24%, retroativo a janeiro, para todos os profissionais do Magistério no município. Conseguimos ainda a garantia de envio do Projeto de Lei para a Câmara Municipal que deverá fazer a leitura na próxima sessão, marcada para o dia 1 de março.

Foi encaminhado ainda, o envio para a Câmara Municipal do PL que prevê o realinhamento das gratificações para professores(as) formadores(as), dos secretários(as) escolares, coordenadores pedagógicos, e diretores de escolas que terão suas tabelas de remunerações serão alinhadas.

Outro encaminhamento é que nos próximos meses será discutida a Readequação do Plano de Cargos e Carreira dos profissionais do Magistério, com foco na valorização dos professores (as) em efetiva regência de sala de aula.

Um avanço importantíssimo para garantir a valorização dos profissionais da Educação em Abaiara. O Sindicato APEOC seguirá acompanhando a apreciação dos projetos e sua efetivação pela gestão municipal.

Presentes na reunião o chefe de gabinete da prefeitura, Alexandre Assunção, e a assessora jurídica, Dra. Luana Lucena de Luna.