O Sindicato APEOC em Abaiara protocolou nesta quarta-feira (08), uma ação requerendo a implantação de desconto em folha de pagamento para consignação dos filiados da entidade. O município, que antes não dava resposta sobre a reivindicação, agora alega estar trabalhando dentro da medida provisória do Governo Bolsonaro, que diz que as consignações deverão ser feitas através de pagamento em boleto.
A APEOC considera a medida um atentado contra o direito de organização sindical e está lutando judicialmente para garantir o direito dos seus filiados.
A Comissão Municipal de Abaiara reuniu-se ainda para planejar as ações da APEOC no município. Foi decidido a entrada da ação na Justiça para garantir a liberação da presidente da Comissão para mandato sindical e a adesão da categoria na Greve Nacional da Educação, no próximo dia 15 de maio. Foram discutidos também os Precatórios do FUNDEF.
A APEOC solicitou ao município a prestação de contas dos recursos do FUNDEB e a folha de pagamento de 2018 até maio 2019, para saber a situação dos recursos extras. Estiveram presentes na reunião o assessor sindical da entidade, Roque Melo, a presidente da Comissão Municipal, Erica Karina, a vice-presidente, Maria das Dores Ribeiro, e a tesoureira, Ruthe Dantas.