O Governo do Estado, através do Secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Eduardo Diogo, anuncia que a partir do próximo dia 26/11, segunda-feira, os servidores estaduais poderão contratar empréstimos consignados por meio do novo modelo. Nesta terça-feira, dia 20/11, ocorreu reunião com servidores e com as duas instituições financeiras aptas a realizar a operação (Bradesco e Caixa Econômica), para alinhar as informações sobre o novo modelo construído pela Seplag. A Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará fará o controle direto da margem consignável dos servidores.

Em 2009, quando o Governo modificou o sistema do crédito consignado, o Sindicato APEOC já discordava da centralização do serviço em torno de uma empresa privada.  No início de 2012, o Sindicato APEOC reforçou ação contra os consignados reivindicando ao Ministério Público participação no procedimento administrativo disciplinar para a investigação da concessão do crédito a servidores públicos estaduais.  Cerca de 80% dos professores contrataram o serviço. Somente o setor da educação representa 60% de todos os servidores públicos estaduais.

Nos últimos meses, o Sindicato APEOC tem denunciado ao Ministério Publico Estadual a demora no início do novo sistema de consignado, e continuará acompanhando muito de perto o referido caso.

“Queremos banir de vez qualquer tipo de agiotagem diante da situação dos servidores”, declara o professor Anízio Melo, presidente do Sindicato APEOC.