parceria apeoc TJCE.pO Sindicato APEOC firmou parceria com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) através dos projetos “Entrar na universidade para mudar a sociedade” e “Educação como processo de evolução social”.

A ação vai promover aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) voltados para jovens aprendizes, estagiários e terceirizados que atuam na instituição, bem como para estudantes de escola pública localizada no entorno do Fórum Clóvis Beviláqua.

Três aulões estão agendados para esta primeira fase. No dia 27/08/2014, as aulas foram das disciplinas de “História e Atualidades” e “Língua Portuguesa e Redação”, com os professores Iran Adriano e Maurício Manoel. Os próximos acontecerão nos dias 24 de setembro e 29 de outubro, quando serão abordadas as disciplinas Física e Química, respectivamente.

A estagiária Jéssica Pereira, participante do Programa Primeiro Passo, fez questão de comparecer. Ela cursa o 3º ano do Ensino Médio e sonha em fazer faculdades de Direito e Pedagogia. “Esse projeto é um incentivo para quem está realmente interessado em aprender e aproveitar as oportunidades de crescer no trabalho”, avaliou. Já Mariane de Andrade, também estagiária, acredita que o projeto vai ajudá-la a alcançar o sonho de ingressar no curso de Fisioterapia. “É um complemento para o que aprendemos na escola”, ressaltou.

Além dos jovens que trabalham no Fórum, o projeto disponibilizou 20 vagas para alunos do Colégio Estadual Dom Antônio de Almeida Lustosa, a serem indicados pela direção da escola, com base no desempenho escolar. A aluna Maria Gerlane da Silva Brito foi uma das selecionadas. Ela, que pretende se formar em Psicologia, disse estar animada com a iniciativa. “É uma oportunidade maravilhosa de aprender mais, com professores diferentes, e ainda com a facilidade de ser perto de casa”.