Data foi marcada após manifestação da categoria, nesta quarta-feira (22)

Em meio à manifestação de professores na Assembleia Legislativa do Ceará, nesta quarta-feira (22), o líder do Governo, Romeu Aldigueri (PDT), e os deputados Guilherme Sampaio (PT) e Queiroz Filho (PDT) e a deputada Larissa Gaspar (PT) se reuniram com representantes do sindicato Apeoc para tratar sobre o reajuste da categoria ao piso garantido por lei.

Na reunião, ficou acordado que a rodada final para anunciar o reajuste deve ocorrer no próximo dia 5 de abril, visando finalizar as negociações.

O Ceará possui a melhor carreira de magistério do País, e isso é uma referência positiva”, declarou Aldigueri, pouco após o início da reunião com os integrantes do sindicato.

MANIFESTAÇÃO DE PROFESSORES

Dezenas de professores do Estado realizaram, na manhã desta quarta, junto do sindicato da categoria, manifestação em frente à Assembleia. O movimento pede, entre outras reivindicações, o reajuste de 14,95% do Piso do Magistério.

Além da movimentação, cerca de 200 escolas cearenses anunciaram paralisação, como uma forma de reforçar o manifesto que ocorre em todo o País.

O presidente do Sindicato Apeoc, Anízio Melo, disse que há uma previsão de paralisação geral da categoria no dia 26 de abril. “Esperamos que até lá o Governo do Estado resolva a situação”, pontuou.

Segundo o vice-presidente do sindicato, Reginaldo Pinheiro, o Governo já havia sinalizado o pagamento do piso por lei, mas nenhuma informação teria sido repassada sobre o pagamento do retroativo a janeiro e o relacionado à carreira do Magistério.

O novo valor do piso é a base do vencimento inicial das carreiras do magistério público da educação básica para a formação em nível médio, na modalidade normal, com jornada de 40 horas semanais. Agora, a quantia está fixada em R$ 4.420,55.