Neste sábado (23), o Sindicato APEOC realizou o primeiro encontro virtual em 2021 de formação para nossas comissões municipais, onde foi debatido conjuntura política, Precatórios do FUNDEF, Novo FUNDEB, Comunicação Sindical e eixos centrais das Campanhas Salariais 2021.

O encontro teve início com o presidente Anizio Melo fazendo uma análise da conjuntura local, nacional e internacional. Anizio falou sobre as dificuldades e conquistas da luta sindical em meio a governos ultraneoliberais e negacionistas, citando os desafios que a Educação pública enfrentou e enfrenta para manter sua qualidade e valorização.

Houve também uma palestra sobre Precatórios do FUNDEF com o advogado da APEOC, Dr. Ítalo Bezerra, que relembrou nossa luta para vincular este recurso para a Educação e seus profissionais. Foi avaliada também a situação política e jurídica em torno dos Precatórios do FUNDEF nos municípios.

À tarde, André Carvalho, assessor técnico da APEOC, e Anizio Melo apresentaram conceitos gerais do FUNDEB, como suas formas de distribuição e aplicação, ressaltando o protagonismo de nosso sindicato junto à CNTE e entidades estudantis, na formulação, mobilização e aprovação do Novo FUNDEB.

Alessandro Carvalho, Secretário de Comunicação da APEOC, discutiu o papel da Comunicação no engajamento sindical, expondo dicas e sugestões para tornar nossos canais de comunicações mais eficazes com a categoria e com a sociedade.

Por fim, nosso vice-presidente, Reginaldo Pinheiro, falou sobre as estratégias das Campanhas Salariais 2021 nos municípios, analisando os impactos da redução do Valor Aluno Anual (VAA), os efeitos da Lei Complementar 173/2020 (Lei do Congelamento de Salários dos servidores) e formulação do Sindicato APEOC que possibilita a luta por uma Revisão Salarial Geral baseada no IPCA.

Essa formação é mais um trabalho do Sindicato APEOC na busca de informar, debater e integrar todos os trabalhadores da educação na luta por uma Educação Pública de qualidade e com seus profissionais valorizados.