Elcivânia Nunes Irineu, 19, é o exemplo para as irmãs mais novas. Na próxima quinta-feira, 29, ela matricula-se no curso de secretariado da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na primeira fase ficou em quarto lugar, indo para a 16ª colocação na segunda fase. Uma conquista para a filha do vendedor ambulante de lanches do Centro, trabalho de onde o pai retira o sustento de toda a família.

A vitória de Elcivânia soma-se a de outros 1.168 alunos de escolas públicas que conseguiram ingressar na UFC. O total, 1.169, corresponde a 26,86% das 4.362 vagas do vestibular de 2009.1, de acordo com dados da Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV) da UFC. Um recorde.

Na bagagem de estudo de Elcivânia, perseverança. Ela ia para o Colégio Liceu do Ceará de tarde, nas aulas normais do 3º ano, e só saía à noite, depois do cursinho. “Consegui a isenção na UFC (da taxa de R$ 100,00). Senão nem tentaria o vestibular”, explica Elcivânia. Este ano, o Liceu do Ceará aprovou 12 alunos no vestibular da UFC para cursos como enfermagem, química, secretariado, entre outros.

O ingresso destes e outros alunos na maior universidade do Estado fez o número de estudantes de escolas públicas saltar de 286 no concurso de 2007 para os atuais 1.169, um aumento de quatro vezes mais em três anos.

Fonte: Jornal O Povo