A Assembleia Legislativa prestou homenagem a três importantes formações de maracatu no Ceará. Homenagem requerida pelo deputado Artur Bruno.

Um dos agraciados foi o maracatu Rei de Paus, que completa 50 anos de atividades. O Rei de Paus, fundado em 1960 pelos irmãos Antônio Barbosa, José Bernardino Barbosa e Geraldo Barbosa, é o maracatu mais antigo em atividades continuas de Fortaleza. A formação é uma das grandes campeãs do Carnaval de Rua da Capital cearense. Possui 30 títulos entre campeão geral de Carnaval e campeão na categoria de maracatu, 15 títulos como 2º lugar e quatro títulos de 3º lugar nos carnavais de rua.

Também foram homenageados os maracatus Az de Ouro e Vozes da África, que comemoram, em 2010, 75 e 30 anos, respectivamente, e profissionais como o jornalista Paulo Tadeu, estudioso desta manifestação popular.

Segundo o deputado Artur Bruno, o maracatu, tradicional dança de origem africana, faz parte da cultura do povo cearense e diante da sua importância é homenageado pela Assembleia.