O nosso companheiro, jornalista e advogado, Hélder Cordeiro, da equipe de comunicação do Sindicato APEOC, inclusive seu primeiro assessor de comunicação, foi homenageado na Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Ceará, com a Medalha Advogado Padrão 2021, conferida pela instituição.

A Medalha Advogado Padrão é a mais alta comenda da AOB/Ceará, anualmente concedida aos advogados com exercício profissional de forma exemplar. Os nomes são escolhidos pelo Conselho Seccional, obedecendo rigorosos critérios. Dentre os requisitos estão: ser inscrito na OAB há mais de 30 anos, não haver sofrido pena disciplinar e gozar de inatacável conduta e ilibada reputação profissional.

A Medalha Advogado Padrão foi instituída em 1970 pela OAB-Ceará, para homenagear à memória do advogado Edgar Cavalcante Arruda, e, a solenidade de entrega da comenda 2021, aconteceu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, e conduzida pelo presidente da entidade advogado Erinaldo Dantas.

O jornalista Hélder Cordeiro, no exercício da advocacia exerceu importantes cargos de gestão pública, a exemplo de Consultor Jurídico da Assembleia Legislativo do Ceará, Assessor Jurídico da Secretaria de Justiça do Estado e advogado do Frigorifico Industrial de Fortaleza. No jornalismo profissional atuou em diversos órgãos da imprensa cearense, em jornais e emissoras de rádio. Foi coordenador de Comunicação da Assembleia Legislativa do Ceará e, atualmente é colunista no jornal “O ESTADO” além de editor do Programa Educação em Debate do Sindicato APEOC vinculado na Rádio Cidade AM 860 e plataformas digitais da dessa entidade sindical.

A Medalha Advogado Padrão é um reconhecimento público da OAB-Ceará a conduta pessoal e profissional dos agraciados, inscritos na instituição. Portanto, também estímulo aos demais operadores do direito na advocacia cearense, quando no exercício da garantia jurisdicional aos cidadãos.