Em razão do atendimento precário do ISSEC, o Sindicato APEOC realizou hoje (05/03), a partir das 7h30 da manhã, Ato cobrando a imediata regularização no atendimento do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará. Nossa instituição sindical entregou documento à diretoria do Instituto reivindicando uma prestação de serviço ampla e de qualidade.
A direção do ISSEC, de imediato, informou que tem cerca de 220 mil usuários cadastrados, dos quais aproximadamente 150 mil usufruem dos seus serviços.
Com 79 anos de existência e sendo chamado de ISSEC desde 2007, esta é uma instituição histórica que tem tentado cumprir um papel fundamental na proteção da saúde dos servidores do estado do Ceará.
Os atuais problemas ocorreram devido a atrasos de pagamento no exercício anterior, sendo informado que tal débito foi parcelado em três vezes. A primeira parcela já foi paga e a segunda tem pagamento previsto para esta semana, o que deve regularizar gradativamente o atendimento.
Sobre o atendimento hospitalar, foi informado que o SOS não suspendeu seu atendimento; a Gastroclínica e o Prontocárdio voltaram a atender; a Uniclinic e o Cura d’Ars pleiteam ajuste na tabela de serviços; e o São Raimundo está em fase de regularização junto ao fisco.
Ainda de acordo com as informações fornecidas, foi esclarecido que as regras atuais do ISSEC definem que o atendimento estará condicionado ao aporte financeiro destinado previamente, este ano é 113 milhões.
O valor aportado para 2015 será insuficiente para pagar o atrasado e a provável demanda anual, considerando que, em 2014, foram investidos R$101.839.259,91 com atendimento à saúde. Para resolver essa questão serão necessários créditos suplementares.
O Governo do Estado solicitou ao Instituto a apresentação de proposta de Plano de Saúde até Dezembro de 2015. Para tanto, é necessário que se promova um amplo debate com os servidores buscando o fortalecimento do ISSEC para um melhor e maior atendimento.
O sindicato APEOC está na trincheira contra qualquer tipo de privatização ou terceirização, pois defende o fortalecimento do ISSEC com gestão compartilhada tripartite (Estado, Servidores e Instituto) com financiamento público.
A nossa luta emergencial desde a reunião com o Governador, posteriormente com o chefe de gabinete e, hoje, com Ato e audiência no próprio ISSEC está gerando resultados, como o reestabelecimento gradativo do atendimento.
Nossa luta é bem maior!
Exigimos atendimento amplo e de qualidade!
Neste sentido, vamos ampliar a pressão para convocação imediata de debate com as entidades sindicais e o governo para discussão e encaminhamento de proposta que fortaleça o ISSEC e beneficie os servidores públicos estaduais.
Participaram da reunião, pelo ISSEC: Olavo Peixoto, Diretor Administrativo-Financeiro; e, pelo Sindicato APEOC: Anízio Melo, Presidente; Helano Maia, Secretário Geral; Penha Alencar, Secretária Financeira; Roberto Oliveira, Secretário de Políticas Sociais; Lilá Costa, Adjunta da Executiva; Tereza Gonçalves, representante Apeoc Nova Russas.