Uma Assembleia Geral, convocada pela Comissão Municipal do Sindicato APEOC em Boa Viagem, reuniu dezenas de professores para discutir as principais pautas de interesse da categoria e atualizar os docentes sobre a última audiência com a prefeita Aline Vieira. O encontro ocorreu neste sábado (12), no Centro de Esportes. A reunião teve a presença do vice-presidente da APEOC, Reginaldo Pinheiro; do assessor político, Roque Melo; e do presidente da Comissão Municipal de Pedra Branca, Girlan Melo.

A Comissão Municipal da APEOC em Boa Viagem é formada pela presidente, Socorro Leocadio Campos; vice-presidente, Ivandi Vieira; secretária, Maria Lindomar Bezerra; e tesoureiro, Odacir Lima.

Na reunião, os participantes receberam informes do andamento da ação do Sindicato APEOC referente à ampliação definitiva de carga horária dos docentes. Atualmente, o processo encontra-se com prazo para recurso. No dia 22 de fevereiro de 2018,  o juiz da 1ª Vara da Comarca de Boa Viagem, Tácio Gurgel Barreto, julgou procedente a ação da APEOC, assegurando a ampliação de carga horária para 156 professores.

O precatório do Fundef do município também foi pauta de debate. Na ocasião, a categoria aprovou, por unanimidade, que 60% do recurso fosse destinado para profissionais do Magistério e 40% para a Educação, conforme tese defendida pela APEOC.

Outro encaminhamento foi como seria distribuído o recurso do precatório do Fundef para os docentes. A votação determinou que professores que trabalharam de 1998 à 2018 irão receber o benefício, proporcionalmente ao tempo trabalhado e com a carga horária.

Audiência com prefeita

No dia 08 de maio, o Sindicato APEOC reuniu-se com a prefeita de Boa Viagem para discutir sobre o precatório do Fundef. Na ocasião, Aline Vieira reafirmou o compromisso de negociação com o Sindicato APEOC, e de destinar o repasse para professores e para a Educação do município.

O valor do precatório do Fundef de Boa Viagem, atualmente, encontra-se bloqueado. Na reunião, a Prefeitura assegurou a abertura de contas específicas para resguardar o recurso. Aline Vieira também afirmou que a gestão está elaborando um plano de investimento voltado para melhorar a estrutura das Escolas. Sobre a valorização dos profissionais do Magistério, a prefeita aguarda a legalidade do processo, com homologação em juízo e pela legislação da Câmara Municipal.

A continuação do processo será feita mesmo durante o período de bloqueio do precatório do Fundef. O Sindicato APEOC propôs a criação de uma comissão, com representantes da entidade e da Prefeitura, para acompanhamento de listagem. No final da reunião, os representantes da APEOC foram escolhidos, estes estão responsável por organizar um plano de investimento sobre o repasse da verba.