Na quinta-feira (21), o vice-presidente estadual da APEOC, Reginaldo Pinheiro, esteve em Boa Viagem para ser homenageado com o título de cidadão boa viagense. Um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido junto à comunidade escolar, defendo os direitos da Educação e dos seus profissionais.

“Hoje é um dia muito especial para mim ao receber o título de cidadão boa viagense. Agradeço aos vereadores pela generosidade. É um momento de emoção e de rever grandes amigos da cidade. O título é em razão de nosso trabalho em defesa da educação e valorização de seus profissionais, a partir do Sindicato APEOC, portanto é também uma homenagem ao nosso Sindicato e aos meus colegas profissionais da educação, o que faço em nome do presidente da APEOC em Boa Viagem, Antônio Ivandi. Fico particularmente muito feliz pela iniciativa do título ter partido do meu amigo, o vereador Professor Adelmo Rodrigues Freitas. Com essa homenagem veio um turbilhão de memórias que datam de muitos anos, a exemplo das primeiras reuniões com os professores, manifestações, passeatas, denúncias ao Ministério Público, e ações na Justiça, em defesa de reajuste, da ampliação de carga horária, transparência na aplicação de verbas do FUNDEB e outros direitos dos profissionais da educação”, afirmou o professor e advogado Reginaldo Pinheiro.

A partir da luta da categoria, com negociação e muita resistência, os profissionais da Educação conquistaram o reajuste, implantação de horas para atividade extraclasse, rateios e Lei da Ampliação Definitiva. Os desafios continuam, especialmente no cenário político e econômico atual.

É muito importante que os educadores ampliem sua atuação nos espaços estratégicos no Parlamento e no Executivo. Hoje, temos uma mesa permanente de negociação com a Prefeitura, salário em dia, mas há anos sem reajuste e evolução funcional, além do desrespeito à lei da ampliação definitiva. Temos agora mais que nunca uma necessidade dos profissionais da educação ocuparem o espaço na política para além das organizações sindicais e sociais.