O Sindicato APEOC em Caridade reuniu-se na manhã desta quinta-feira (02), com a prefeita, Amanda Lopes, o secretariado da cidade, conselhos municipais de Educação do FUNDEB, coordenadores e diretores escolares, para apresentar reividincações da categoria. Em pauta: o pagamento do piso de 4,17%, retroativo ao mês de janeiro, a implantação de progressões, o rateio do FUNDEB  de 2016, o pagamento de 1/3 de férias de 2017 e a cobrança da mesa permanente de negociação.

 

Encaminhamentos

Depois das negociações, a APEOC garantiu o reajuste do piso de 4,17%, que será implantado na folha de pagamento de abril e pago até o dia 10 de maio. Será implantado também a progressão de 2,5% que será paga de forma excepcional a toda categoria em junho. A proposta de reajuste salarial foi encaminhada para a Câmara Municipal e será votada nesta sexta-feira. Em relação ao 1/3 de férias da categoria, a prefeitura se comprometeu a pagar o terço atual em junho, sem que ocorram atrasos como em 2017.

Para o pagamento atrasado de 2017, processo que tramita junto ao Ministério Público, a prefeitura apresentou a proposta de pagar os servidores lotados em São Domingos em julho, os de Campos Belos em agosto e os da sede de Caridade em outubro. O cronograma proposto será apresentado ao MP.

Os precatórios do FUNDEF seguem na Justiça. Mesmo nos autos constando a posição contraria ao benefício, a prefeitura disse ser favorável ao pagamento de 60% para o Magistério.

Para o rateio do FUNDEB de 2016, a administração pública afirmou não ter como fazer uma proposta no momento, mas que
tratará do tema na mesa permanente de negociação. A prefeitura se comprometeu a regularizar a situação do repasse das consignações dos filiados à APEOC à entidade.

Estiveram presentes na reunião o vice-presidente estadual da APEOC, Reginaldo Pinheiro, o presidente da Comissão Municipal da APEOC em Caridade, Milton Magalhães, o vice-presidente, Ismael de Abreu, a secretária, Clécia Moreira, e a tesoureira, Ana Caroline Sousa e as professoras Lânia Barroso, Ronésia Barros e Paula Venuto.