Seminário na Assembleia debate Royalties para Valorização dos Profissionais da Educação
O Prof. Anízio Melo, Presidente do Sindicato APEOC, coordenou, segunda-feira (02/12/2013), no auditório do Anexo II da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), os debates do Seminário “Royalties para a Educação. E Agora?”.
Participaram do evento professores e parlamentares da capital e do interior, secretários de educação, prefeitos, servidores da educação e estudantes.
O evento teve como palestrantes Milton Canuto, Vice-Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), e Paulo César Ribeiro Lima, Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados (Brasília-DF).
A exemplo da Audiência Pública realizada na Comissão de Educação da Câmara Federal, ocorrida em Brasília no último dia 12/11/2013, que tratou da aplicação dos recursos, provenientes dos Royalties do Petróleo, na valorização salarial dos professores da Educação Básica, agora ocorreu, em Fortaleza, na segunda-feira dia 2 de dezembro, um Seminário para debater a aplicação dos Royalties do Petróleo na Valorização dos Profissionais da Educação.
O Ceará, com o Sindicato APEOC, sai na frente!
Foi o primeiro Seminário no país a tratar desse tema!
A realização desse Seminário, com a qualificação dos palestrantes e participantes, foi mais uma proposta inovadora e estratégica do Sindicato APEOC, que fora encaminhada aos deputados estaduais José Teodoro, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Ceará, Raquel Marques, presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior; e aos deputados federais Artur Bruno, vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal, e Chico Lopes, da bancada cearense.
Para o Prof. Anízio Melo, Presidente do Sindicato APEOC, o Seminário “Royalties para a Educação. E Agora?” reprisou o êxito registrado na Câmara Federal, repercutindo nas instituições sindicais que representam os trabalhadores em educação, e na sociedade em geral, como iniciativa precursora de uma nova época para o processo educacional brasileiro, desde que a ideia tenha amplo apoio da classe política do Congresso Nacional.
Milton Canuto, Vice-Presidente da CNTE, observa que o tema é novo e que a Educação brasileira, mais do que nunca, precisa se apoderar agora desse debate para saber qual é o futuro financeiro disso também para as próximas gerações: “Esse é um desafio que a gente precisa aprofundar; os estados e municípios terão que fazer esse debate de forma mais imediata. E o Ceará já está saindo na frente.”
A mesa dos trabalhos do Seminário esteve formada, entre outros, por: deputados estaduais José Teodoro e Raquel Marques; deputados federais Artur Bruno e Chico Lopes; Vereador Acrísio Sena; Anízio Melo, presidente do Sindicato APEOC; Maurício Holanda, Secretário Adjunto da Educação do Ceará; Francisca Cirone, do Fórum Estadual de Educação; Irineu Carvalho, da Associação dos Prefeitos do Ceará; e Elísio Abreu, da Undime.
Sindicato APEOC: Saindo na Frente para Valorizar, a Cada Dia, os Educadores e uma Educação Brasileira de Qualidade!