O Sindicato APEOC participou de mais uma reunião na Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) para discutir os encaminhamentos das propostas de revitalização dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs). O encontro ocorreu nesta quarta-feira (14). Na ocasião, estiveram presentes o vice-presidente da APEOC, Reginaldo Pinheiro; o dirigente da entidade Írio Coelho; o secretário-adjunto da SEDUC, Rogers Mendes; e e um grupo de professores e gestores dos CEJAs.

Além do secretário-adjunto, estiveram representando a Seduc na reunião, a orientadora da Célula de Educação Continuada, Inclusão e Acessibilidade da Seduc, Antônia Alves dos Santos; a coordenadora de Gestão de Pessoas, Marta Emília; a coordenadora de Gestão Escolar, Nohemy Rezende; e a a representante da SEFOR Hernita Carmem Magalhães.

A reunião, que havia sido solicitada pela APEOC desde novembro de 2017, teve como objetivo encaminhar as pautas urgentes para a revitalização dos CEJAs, a partir dos quatro aspectos fundamentais, apresentados em outras reuniões à Secretária de Educação. Os eixos são: Comunicação Institucional dos Centros de Educação de Jovens e Adultos, Dados e Metas, Reorganização das Propostas Pedagógicas e Organização e Funcionamento Individual dos CEJA.

Reivindicações

No eixo sobre Comunicação, as propostas já encaminhadas abrangem a produção de campanha publicitária para veiculação em mídias; fachadas de identificação para os Centros; e a criação de um site conectado ao portal do Governo do Estado, para divulgação dos trabalhos desenvolvidos nos Centros.

Em relação ao eixo Dados e Metas, algumas das sugestões evidenciadas no documento e em processo de execução estão a criação de um Sistema Integrado de Gestão Escolar (SIGE) específico para os CEJAs; o desenvolvimento de ações institucionais para assegurar a permanência do aluno, com objetivo de diminuir o índice de abandono do aluno; e o aumento das certificações dos Centros Educacionais.

No eixo Reorganização das Práticas Pedagógicas, foram apontadas várias propostas, como, por exemplo, a implantação de salas de recursos multifuncionais em todos os CEJAs; a garantia de acesso à rede de banda larga; a realização de formações continuadas para os professores do Centros; o reativamento das salas de nivelamento; a garantia de ampliação de vagas do sistema semipresencial; e a criação de uma cultura de produção de livros didáticos e uma matriz curricular construída coletivamente. Além delas, o grupo reivindicou com urgência a remoção e lotação dos CEJAs.  

Encaminhamentos

A Secretaria de Educação do Ceará ficou de definir posteriormente, junto com o Sindicato APEOC, as propostas que são emergenciais, e relacionar quais podem ser realizadas em curto, médio e longo prazo.  

Também ficou decidido que o grupo formado por professores, gestores e dirigentes do Sindicato APEOC, idealizadores das propostas de revitalização dos CEJAs, irá se dividir em equipes menores para estudar as proposições, e a partir disso fazer os encaminhamentos necessários.