A Comissão Municipal da APEOC em Chaval realizará no próximo dia 15 de dezembro, quarta-feira, Assembleia Geral com a categoria para tratar do rateio do FUNDEB 2021. A Assembleia se faz necessária após a fala do prefeito na Câmara Municipal de Chaval, que se mostrou contrário ao rateio dos recursos do FUNDEB 2021. Lembramos que o município é obrigado a investir, no mínimo, 70% dos recursos do FUNDEB com pagamento dos profissionais da Educação.

Em 13 de dezembro, segunda-feira, o Sindicato APEOC, representado pelo vice-regional, professor Antônio Francisco de Souza, a presidente da Comissão Municipal de Chaval, professora Mocinha, a tesoureira, professora Thaís Teles do Nascimento, e o secretário, professor Júnior Ferreira, e o Conselho do Novo FUNDEB, representado pelo presidente, professor Manoel Geová Rodrigues da Costa, e a vice-presidente, Maria do Socorro Lira, reuniram-se com o secretário de Educação, professor Maurício Melo Mendes, para tratar do rateio das sobras dos valores do FUNDEB referente a 2021. O secretário alegou que a posição contrária ao rateio visa um possível planejamento para folha de pagamento no início do ano letivo de 2022, usando como justificativa a orientação do FNDE e utilizou até o Plano de Cargos e Carreiras dos Professores que está esquecido há mais de 4 anos, como desculpa para o não pagamento do abono.

A APEOC reforçou a defesa do rateio, no sentido de valorização e de reconhecimento do trabalho dos profissionais da Educação, ressaltando que o Município conta até a presente data, com mais de R$ 1,5 milhão de saldo dos 70%, faltando ainda os repasses referentes à 20/12 e 30/12, que serão depositados nos próximos dias.

APEOC Chaval: Na luta pelo rateio do FUNDEB. Juntos somos mais fortes!