Foi realizada nesta terça-feira (3), na sede da Comissão Municipal da APEOC em Chorozinho, uma reunião do Conselho Municipal do FUNDEB para tratar da análise de contas de 2021 e do transporte escolar.

O Sindicato APEOC participou da reunião, representado pelo presidente da Comissão Municipal, professor Alessandro Carvalho, o vice-presidente, professor Cleilson Coelho e a professora Emanuelle Martins. Pela Prefeitura, a secretária de Educação, professora Célia Marinho, se fez presente e pelo Conselho do FUNDEB participaram os professores Eudes Anjos, Rosangela Adeodato e Sandra Sales.

Na ocasião, o conselho cobrou melhorias no transporte escolar e relatou que os membros receberam denúncias relatando as más condições dos veículos contratados pelo município para fazer as rotas escolares. A secretária se comprometeu a acompanhar de perto a situação e encaminhar providências. Na próxima reunião o conselho discutirá a pauta novamente.

Aproveitando a oportunidade, o presidente do Sindicato APEOC em Chorozinho, Alessandro Carvalho, solicitou à secretária de Educação apoio para intermediar a realização de uma Mesa de Negociação com a gestão municipal para tratar das seguintes pautas:

• Parcelamento de valores previdenciários e seus impactos referente às alterações das leis previdenciárias do município;

• Atualização de informações sobre os recursos dos precatórios do FUNDEF, bem como firmar acordo judicial para dar segurança jurídica na subvinculação destes recursos;

• Correção do cálculo do reajuste dos servidores aposentados e pensionistas;

• Melhorar a estrutura de serviços prestados através do convênio estabelecido entre o município de Chorozinho e o INSS;

• Esclarecer o procedimento e dar mais acessibilidade à perícia médica;

• Realização de concurso público para suprir carências definitivas; e

• Valorização dos agentes administrativos que desempenham a função de secretários escolares.

A secretária Célia Marinho se comprometeu em ajudar na marcação da Mesa de Negociação. O Sindicato APEOC continuará insistindo na definição da reunião e espera que os pontos apresentados sejam solucionados da melhor forma possível.