A Comissão Municipal do Sindicato APEOC em Chorozinho realizou uma série de atividades de interesse dos profissionais da Educação nesta segunda (26) e terça-feira (27). Os dirigentes participaram da reunião do Conselho de Acompanhamento do Fundeb e tiveram encontro interno para discutir as reivindicações da categoria. Também houve atendimento jurídico aos sócios.

 

Conselho do Fundeb

Na manhã desta terça-feira (27), o presidente e o vice-presidente da Comissão Municipal do Sindicato APEOC em Chorozinho, Alessandro Carvalho e Cleilson Coelho, respectivamente, participaram da reunião do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. Também estavam presentes a secretária de Educação, Célia Marinho; a procuradora geral do município, Francisca Marinho; e os demais conselheiros.

A reunião, que ocorreu no Paço Municipal, foi para fiscalizar as folhas de pagamento do Magistério e as demais despesas do Fundeb. Durante o encontro, foi entregue o relatório das visitas às rotas dos transportes escolares da cidade. Os dirigentes aproveitaram a presença da secretária Célia Marinho para apresentar algumas reivindicações dos professores. O Sindicato APEOC cobra a criação de uma lei para garantir as gratificações de docentes em cargo de gestão, e ascensões funcionais dos profissionais da Educação aprovados no último concurso. Foram encaminhados ofícios solicitando os Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária (RREO) e os Relatórios de Gestão Fiscal (RGF) de 2017, e a lotação e carga horária dos servidores ativos.

Comissão Municipal

Na tarde da segunda-feira (26) a Comissão Municipal se reuniu na sede da entidade. Os dirigentes discutiram a conjuntura política nacional e o financiamento da Educação do município. Também foi abordada a pauta de reivindicações que será apresentada na Mesa de Negociação Permanente com o Executivo, pré-agendada para o dia 03 de agosto.

A pauta de reivindicações inclui a implementação da ascensão de nível dos professores do concurso público de 2009; o pagamento do auxílio deslocamento aos educadores que atuam na sede do município e moram em outra cidade; o cumprimento dos 45 dias de férias anuais dos docentes; a discussão sobre a implementação, em lei específica, de critérios claros e objetivos para a concessão de gratificações a servidores em cargos comissionados da Educação, ou em gestão escolar; e o estudo da possibilidade de implementação de gratificação para agentes administrativos que desempenham a função de secretários escolares.

A Comissão convocou uma assembleia com os docentes aprovados no último concurso e que estão aptos para a ascensão de nível, afim de debater o assunto. A plenária ocorrerá nesta quinta-feira (29), na E.E.F. Guibson Marinho dos Santos, a partir das 15h30.

Atendimento jurídico

Ainda na tarde da segunda-feira (26) o assessor jurídico do Sindicato APEOC, Ítalo Bezerra, prestou atendimento individual aos associados de Chorozinho.