O Coletivo de Educação Inclusiva do Sindicato APEOC (APEOC Inclui) participou de uma reunião com o vice-presidente estadual da entidade, Reginaldo Pinheiro, nesta quarta-feira (11). O encontro, que ocorreu na sede da APEOC, encaminhou pautas importantes da categoria surda. O APEOC Inclui foi representado pelos membros Kelma Cristina Gomes, Glória Bernardino, Felipe Holanda, Elvys de Lacerda, Marcone Sobreira e Fernando Melo, intérprete de Libras.

Os membros do Coletivo iniciaram a reunião fazendo uma avaliação das ações realizadas em 2017, e após isso, encaminhamentos para 2018 foram realizados. Solicitação de Audiência Pública na Assembleia Legislativa, audiência com o atual secretário de educação, Rogers Mendes, e realização de seminário com temas pertinentes à Educação Especial e Inclusão, foram algumas das pautas debatidas.

No encontro, também foram discutidas reivindicações, como concurso público para professores de Libras e a situação do profissional intérprete nas Escolas do Ceará.

APEOC Inclui

APEOC Inclui é o nome do Coletivo de Educação Inclusiva do Sindicato APEOC que vem desde 2010 lutando por melhores condições de trabalho para os professores com deficiência e provocando discussões sobre as novas políticas inclusivas nos espaços pedagógicos da rede estadual.

Felipe Holanda, professor surdo da rede estadual do Ceará e membro do Coletivo, falou sobre a importância da representatividade no grupo, “Nós trabalhamos com libras, nós que somos surdos, a gente sabe discutir a questão. Por exemplo, nós chegamos em um órgão para discutir a questão, e eles pensam como professores e ouvintes e não como nós, que somos surdos. Por isso, tem que ouvir os professores surdos.”

Pedro Henrique Santos, docente surdo e também membro do APEOC Inclui, apontou a importância da reunião, “Esse nosso encontro hoje é importante pela participação da APEOC, é importante ter essa estratégia de discussão sobre a questão salarial, sobre a questão do concurso público, sobre a discussão da efetivação de professores surdos, que não existem no estado. Até existe mas precisa ser ampliado.”

 

Em oito anos de existência, o Coletivo APEOC Inclui vem avançando em ações, acreditando ser necessário intensificar propostas coletivas, na perspectiva de cobrar respostas das redes públicas de ensino e no cumprimento das leis de forma efetiva e eficaz.

Reunião com secretário

Na tarde desta quarta-feira (11), o Sindicato APEOC, representado pelo presidente estadual Anizio Melo e pelo vice-presidente Reginaldo Pinheiro, protocolou um ofício ao secretário da Educação do Ceará, Rogers Mendes. No documento, a entidade reivindica uma audiência para tratar sobre as pautas discutidas pelo Coletivo APEOC Inclui.