Programacao Regional - 1 de Maio - Versao Final web.230Neste ano, a programação do dia 1º de maio será descentralizada. A proposta é interiorizar as ações da CUT no Ceará.

A Central Única dos Trabalhadores do Ceará (CUT-CE) e as entidades filiadas realizam atividades em comemoração ao 1º de maio em Fortaleza e em 7 regiões do estado: Cariri (Juazeiro do Norte), Crateús/ Inhamuns (Ararendá), Centro-Sul (Iguatu/ Icó), Maciço de Baturité (Aracoiaba), Sertão Central (Quixadá), Norte (Sobral) e Vale do Jaguaribe (Limoeiro do Norte).

Em Fortaleza, a Central irá entregar, a partir das 16 horas, na Praça do Ferreira, no Centro, à Federação dos(as) Trabalhadores(as) do Ceará (Fetraece) cheque simbólico das doações de água potável. A meta é coletar, até o dia 1º de maio, 15 mil litros, que serão encaminhados aos representantes dos trabalhadores (as) do campo dos municípios em racionamento de água. As doações podem ser feitas na sede da CUT-CE, na Rua Solón Pinheiro, 915, bairro José Bonifácio, em Fortaleza.  “Todas as entidades cutistas unem forças com sentimento de solidariedade às famílias que vivem no semiárido cearense”, ressalta o vice-presidente da CUT-CE, Will Pereira.

A campanha reforça a reflexão sobre a necessidade de implantar estratégias para a convivência com o semiárido e não apenas ações emergenciais para suprir a falta d´água. A proposta é implementar ações estruturantes de promoção do desenvolvimento rural sustentável e solidário em regiões onde a estiagem é cíclica. Para conviver com o semiárido, é fundamental investir em tecnologias de reutilização de água simples, baratas, eficientes e acessíveis às comunidades, como construção de açudes, cisternas de placa, adutoras, barragens subterrâneas, perfuração de poços, técnicas de irrigação.

“Esta é uma campanha simbólica para dialogar com a sociedade e reivindicar dos governos ações estruturais de convivência com o semiárido. Água é indispensável à vida, e, portanto, não pode ser deixada para depois. As políticas precisam ser de longo prazo e não apenas em cada ano de seca. Seja solidário. Doe água potável”, ressalta a presidenta da CUT-CE, Joana Almeida.

Além da programação em Fortaleza, que vai contar também com apresentações musicais, neste ano, a comemoração do dia 1º de maio será descentralizada. A proposta é interiorizar as ações da CUT no Ceará. Na região do Cariri, o Sindicato dos Comerciários/CUT promove, a partir das 08 horas da manhã, no Clube do Comerciário, em Juazeiro do Norte, momento festivo com os trabalhadores(as). Na programação, shows e torneio de futebol.

Em Crateús/ Inhamuns, o Sindicato dos(as) Trabalhadores(as) Rurais  de Ararendá/ CUT realiza, a partir das 7 horas, Feira da Agricultura Familiar, onde serão vendidos produtos feitos pelos  agricultores. Também está prevista apresentação de bandas musicais.

Na região Norte, o Sindicato dos(as) Trabalhadores(as) Rurais de Icó/CUT promove, às 8 horas, caminhada com saída na sede do sindicato e com destino à Igreja São José. Os comerciários de Iguatu vão participar de passeio ciclístico, às 8 horas, e em seguida de momento festivo com campeonato de futebol e apresentações musicais.

No Maciço de Baturité, o Sindicato dos(as) Trabalhadores(as) Rurais de Aracoiaba promove caminhada pelas ruas do município. Na região Norte, os rurais também participam de caminhada em Sobral.

No Sertão Central, no dia 30 de abril (terça-feira), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Quixadá lança a campanha de coleta de água potável no município. As arrecadações vão acontecer durante todo o mês de maio. E no dia 1º, os trabalhadores vão participar de café da manhã na entidade. No Vale do Jaguaribe, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Limoeiro do Norte realiza caminhada e oferece à população serviços de saúde, na praça principal.

Situação da Seca no Ceará

Imagine ficar sem água um dia? E o ano inteiro? Famílias do interior do Ceará sofrem com a falta d’água. O estado vive a pior seca dos últimos 50 anos. A Secretaria de Desenvolvimento Agrário contabiliza que 173 dos 184 municípios decretaram estado de emergência em consequência da estiagem prolongada. Em 2012, os agricultores perderam 84% da safra.

Relatório da Ematerce aponta que 52 municípios, o equivalente a 30,4% do total estão sem reserva de água tanto para consumo humano quanto animal. Não há também pastagem suficiente para o rebanho por conta da seca. A Cagece reconhece que 4 municípios (Quiterianópolis, Beberibe, Crateús e Pacoti) já estão em racionamento de água. Mais 3 (Caridade, Itatira e Alcântara) estão em situação eminente de racionamento, por isso são realizadas ações educativas com a população relacionadas ao uso da água. De acordo com a Cogerh, de 139 açudes localizados no Ceará, 73 estão com capacidade hídrica inferior a 30%, desses, 24 municípios estão com menos de 10%. 

CUT Ceará

A CUT Ceará conta com cerca de 300 entidades filiadas, sendo a maior central sindical do Estado em número e em representatividade. Desse total, 32 em Fortaleza. A Central atua em 13 diferentes ramos profissionais: Administração Publica, Comércio e Serviço, Comunicação, Educação, Financeiro, Metalúrgico, Processamento de dados, Rural, Serviço Publico Municipal, Seguridade Social e Saúde, Transporte, Urbanitário, Vestuário

SERVIÇO:Comemoração do Dia 1º de Maio

DATA:1º de maio de 2013

HORÁRIO: 16 horas

LOCAL:Praça do Ferreira – Centro de Fortaleza

Contato: Camila Carvalho (Assessora de Comunicação da CUT-CE – (85)9674.7316 / 8897.7477)

Neste ano, a programação do dia 1º de maio será descentralizada. A proposta é interiorizar as ações da CUT no Ceará.