O Sindicato APEOC promove neste sábado (26) e domingo (27) o Encontro das Comissões Municipais com a participação de dirigentes de todas as regiões do Ceará. O evento foi marcado pela troca de informações e experiências na perspectiva da formação e mobilização sindical. Pautas como financiamento da Educação, precatório do Fundef, Previdência, organização da atividade sindical foram discutidas no encontro. Na ocasião estavam presentes lideranças de 30 Comissões Municipais.

Pela manhã os dirigentes receberam orientações sobre procedimentos internos do Sindicato, além de um bate-papo com alguns membros da Diretoria do Sindicato APEOC sobre temas de interesse da organização sindical. O presidente estadual, Anizio Melo, fez uma análise da atual conjuntura e apontou a importância do evento. “O Sindicato é o ponto que intercede, ele tem que se articular, ser inteligente, ter conteúdo e acreditar. Esse conjunto de princípios é essencial dentro de um cenário de desmonte do Estado. A Educação tem que dar exemplo, tem que se unificar, não é hora de divisão, é hora de união”, disse.

Helano Maia, secretário geral do Sindicato APEOC, detalhou os procedimentos administrativos que as comissões municipais precisam cumprir para dar seguimento às atividades sindicais junto às bases. Com a ajuda de Manual de Informações, elaborado especialmente para o encontro, os participantes puderam acompanhar as informações e tirar dúvidas.

O secretário de Assuntos Jurídicos, Sérgio Bezerra, chamou atenção para os golpes aplicados contra os sócios por meio de telefonemas. Para o secretário, a Comissão Municipal deve orientar os profissionais alertando que o Sindicato APEOC não pede depósito de dinheiro para liberar processos judiciais.

O advogado do Sindicato APEOC, Ítalo Bezerra, conversou com os membros da Comissão Municipal e falou sobre a fiscalização dos Institutos de Previdência dos municípios. Os participantes puderam tirar dúvidas a respeito de tempo de contribuição e outras questões. Além disso, o advogado explicou como funcionam a consultoria jurídica oferecida pela entidade aos sócios.

Ao final da manhã, os dirigentes da Comissão de Camocim, a maior do estado em número de sócios, compartilhou as experiências no município. Antônio Júnior e Neudison Carvalho falaram sobre a relação com o poder público e os sócios, a mobilização em período de negociação salarial e os casos especiais, onde a luta vai parar na Justiça.

As atividades da tarde continuaram com a participação do vice-presidente estadual do Sindicato APEOC, Reginaldo Pinheiro, que falou sobre a batalha jurídica e política em torno dos precatórios do Fundef. Reginaldo destacou o protagonismo do Sindicato APEOC na tentativa de garantir o resguardo dos recursos aos profissionais do Magistério, por meio de ações judiciais de bloqueio da verba. “Foi graças à ação qualificada do Sindicato APEOC que o precatório do Fundef de vários municípios está resguardado para os profissionais do Magistério. O Sindicato APEOC tem legitimidade reconhecida na Justiça para representar os professores municipais e vamos até o fim nessa luta”, disse Reginaldo Pinheiro.

O encontro prosseguiu com a apresentação da experiência de Chorozinho no Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb, instância onde o Sindicato APEOC deve estar presente em todas as cidades do Ceará. Ao final da tarde, o presidente Anizio Melo deu posse coletiva às Comissões Municipais criadas recentemente.

Domingo (27)

Na manhã do domingo (27), os membros das Comissões Municipais receberam formação específica na área de comunicação sindical. A apresentação foi feita pelo assessor de Comunicação do Sindicato APEOC, Reginaldo Aguiar. Os sindicalistas puderam ter mais informações sobre os meios de compartilhamento de notícias, qual a melhor forma de divulgar os conteúdos e como se relacionar com a imprensa.

Os participantes receberam ainda orientações sobre produção de textos e fotografia, além de dicas para uso das redes sociais online. O público teve a oportunidade de trocar experiências sobre a relação com os sócios e o poder público, por meio dos diversos canais de comunicação utilizados. A apresentação encerrou o Encontro das Comissões Municipais promovido pelo Sindicato APEOC.

 

Veja as fotos do encontro no álbum da fanpage do Sindicato APEOC: https://goo.gl/X9THJd