A Rede de Articulação do Grande Jangurussu (REAJAN) e Ancuri promoverá nesta quinta-feira, a partir das 14 horas, um ato de protesto na Palhoça da Igreja do Conjunto Palmeiras. O objetivo é cobrar uma solução para a falta de professores nas escolas da rede pública municipal da área. Centenas de crianças e adolescentes estão sem aula. O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca) recebeu denúncias da REAJAN sobre carência de docentes nas seguintes escolas: EMEIF Maria Helenilce C. Leite Martins, EMEIF Tais Maria Bezerra Nogueira, EMEIF Bernadete Oriá, CMES Professora Martha dos Martins Coelho, EMEIF Marieta Calls, EMEIF Professora Maria do Socorro Ferreira Virino, EMEIF Irmã Stella, EMEIF Antônio Girão Barroso, EMEIF César Cals de Oliveira Neto, todas localizada na regional VI.

Algumas escolas estão sem professores desde o início do ano letivo de 2010. As carências se dão nas mais variadas séries, do 4º. ao 9º ano, e em disciplinas variadas, como Português, Inglês, Artes, Literatura e História. Algumas delas estão sem professores em 06 disciplinas.

O Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Defesa da Educação, abriu um procedimento administrativo para averiguar a situação.

SERVIÇO

Palhoça da Igreja do Conjunto Palmeiras – Avenida Val Paraíso, em frente à Escola Irmã Stella.

(Com informações do Blog de Eliomar de Lima).


O Sindicato APEOC realizou blitze nas escolas municipais, constatou a carência de professores e cobrou da secretária de Educação de Fortaleza a urgente convocação dos educadores concursados (cadastro de reserva). Agora em setembro, depois da pressão do Sindicato APEOC e dos professores, a SME convocou 548 professores do cadastro reserva do último concurso para cargos efetivos para sua rede de ensino, e a titular do órgão, Ana Maria Fontenele, garante o fim da carência de docentes até o final do mês de novembro. O sindicato da categoria continua na luta pela convocação de mais concursados.

A carência de professores tem trazido sérios prejuízos para os estudantes, para a educação em Fortaleza.

QUEM EDUCA, TAMBÉM LUTA POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!
SINDICATO APEOC/CUT/CNTE