De 19 a 21 de setembro, trabalhadores em educação do país inteiro se reunirão em Recife, Pernambuco, para discutir a pedagogia no Brasil e na América Latina, à luz do Movimento Latinoamericano Paulo Freire.
A VIII Conferência Nacional de Educação da CNTE marca a inserção do país na primeira jornada pedagógica latino-americana, organizada pela Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), com o objetivo de fortalecer a aproximação cultural dos povos da região, em um momento em que o continente vive novas realidades política, econômica e social. A jornada acontece simultaneamente nos países da Região em setembro, mês em que Paulo Freire completaria 91 anos. A ação é fruto do encontro realizado em dezembro de 2011, em Bogotá, na Colômbia, do qual participaram vários representantes dos sindicatos filiados à CNTE.
Trezentos inscritos participarão da Conferência no Brasil. As discussões terão como foco o novo Plano Nacional de Educação e as perspectivas de desenvolvimento socioeconômico e ambiental, que tem exigido, de um lado, a ampliação do direito à educação de qualidade e, de outro, uma maior qualificação dos/as trabalhadores/as para atender as crescentes demandas da sociedade.
Com relação aos aspectos da pedagogia nacional, o encontro vai pautar os ensinamentos de Paulo Freire para a escola pública, buscando fortalecer os elementos que dão sentido à qualidade socialmente referenciada da educação.
O Sindicato APEOC, entidade do Ceará filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), participará ativamente da Conferência Nacional de Educação, em Recife, com uma delegação composta de diretores e representantes da Capital e Interior. À frente da delegação, o presidente da APEOC, professor Anízio Melo, e professor Juscelino Linhares, diretor da CNTE e secretário-geral do Sindicato APEOC.
A entidade classista do nosso Estado vem discutindo em todo o Ceará, entre outros tópicos de relevante interesse dos educadores, o tema da VIII Conferência Nacional de Educação da CNTE no Ciclo de Debates “SISTEMA NACIONAL E VALORIZAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE”, com lançamento da Cartilha: “FUNDEB, PISO SALARIAL E CARREIRA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA”.
(CNTE/APEOC)