Image Hoje e amanhã acontece o Encontro Regional Nordeste do Departamento de Funcionários de Escola (Defe). Cerca de quarenta pessoas participam do evento. Todas elas em busca de melhorias para a Educação no Brasil. Esta é a quarta e última reunião que antecede a realização do Encontro Nacional do Defe, que acontecerá de 22 a 24 de julho em Curitiba, no Paraná

O objetivo do encontro regional é fazer um debate prévio das políticas de valorização que vem sendo desenvolvidas para os funcionários da educação. Os principais problemas enfrentados pela categoria também serão alvos das discussões. Segundo o coordenador do Defe, João Alexandrino, a terceirização do serviço é uma das maiores preocupações no momento. O coordenador explicou que um grande número de terceirizados tem ocupado vagas que poderiam ser de profissionais concursados.Image

Alexandrino fez questão de lembrar que para atingir a meta do governo federal de colocar o Brasil, até 2020, como exemplo de educação número um no mundo, é preciso que se invista na área como um todo: “A gente entende que para alcançar essa educação de excelência se faz necessário que todos os segmentos passem por um processo de reforma”.

O deputado estadual Arthur Bruno (PT), que é presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembléia Legislativa de Fortaleza, participou da abertura do encontro hoje pela manhã. Ao comentar sobre o evento, disse: “Existe uma visão contemporânea de que todos aqueles que estão trabalhando na escola são educadores. E é uma grande iniciativa da CNTE estar organizando esses trabalhadores das escolas em todo o país”.

Fonte: CNTE, 14.05.2010


Participaram ainda do Encontro, Anizio Melo, representando a CUT Nacional e Juscelino Linhares, vice-presidente do Sindidicato APEOC.