O deputado Artur Bruno chamou atenção para o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio. O Enem avaliou 21.853 escolas públicas e particulares do Brasil. Dentre as mil escolas melhores, o Ceará ocupa o 12º lugar. No entanto, o resultado preocupou as pessoas envolvidas com a educação, pelo fato de somente seis escolas públicas terem obtido bom desempenho.

Bruno destacou que o Enem foi criado no governo de Fernando Henrique Cardoso e está completando 11 anos. Segundo ele, o exame é interdisciplinar e contextualizado, exigindo dos estudantes um amplo conhecimento.

O deputado frisou que grande parte dos estudantes que fazem o Enem vem das escolas públicas. “No entanto, a maioria dos alunos classificados nesse último exame, é de escola privada”.

Artur Bruno destacou que o Ministério da Educação e Cultura está propondo que o Enem sirva como exame para o ingresso na universidade e que haja uma redução do número de matérias, onde, por exemplo, um estudante que está cursando Direito, tenha provas e disciplinas específicas da área de humanidades.