Ampliar fotoO novo líder do governo na Assembleia Legislativa (a partir de fevereiro), deputado Antônio Carlos, visitou nesta terça-feira, dia 11/01, o Sindicato APEOC, onde por duas horas esteve reunido com professores e diretores da entidade representativa da classe.

Também estiveram presentes o deputado Artur Bruno, presidente da Comissão de Educação da Assembleia, e a representante do vereador Guilherme Sampaio (presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Fortaleza), Lara Paes. A APEOC é a primeira entidade sindical visitada pelo novo líder do governo.

Deputado Antônio Carlos ouviu as reivindicações da categoria e a solicitação de uma urgente audiência com o governador Cid Gomes. Dentre as reivindicações:

  • Reajuste diferenciado para os professores relativo ao exercício de 2010;
  • Pagamento da Progressão Horizontal para 100% dos professores habilitados. Implantação que já deveria ter ocorrido em setembro de 2009;
  • Nivelamento salarial dos professores temporários com os professores efetivos em início de carreira;
  • Computador do Educador;
  • Antecipação da data base de reajuste, de julho para janeiro de cada ano;
  • Adequação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários do Magistério da Educação Básica à chamada Lei do piso nacional de salário dos professores, que também já deveria ter ocorrido em janeiro de 2010;
  • Realização de concurso público para todos os níveis e categorias de servidores na Educação Básica, assim como a convocação de todos os professores aprovados e classificados em concurso já realizado;
  • Concessão de aposentadoria em 90 dias, no máximo.

A professora Penha Alencar, presidente do Sindicato APEOC, declarou que é positiva a expectativa da entidade quanto à escolha do deputado Antônio Carlos para a liderança do governo na Assembleia, e que acredita que ele conseguirá diálogos com os professores que tragam, efetivamente, resultados positivos para a educação. E acrescentou: “queremos sempre abertura com o governo nesse processo de conquistas para os trabalhadores em educação e valorização do magistério”.

O professor Anízio Melo, diretor do Sindicato APEOC, ressaltou que “o Plano de Carreiras vai marcar nossas vidas (o último plano foi em 1993) e que a categoria quer também do governo cronogramas de cumprimento de compromissos assumidos.”

O deputado Artur Bruno disse, na visita do novo líder do governo ao Sindicato APEOC, que “Cid Gomes fez uma escolha acertada e ousada ao convocar o professor Antônio Carlos para a liderança do governo. É uma pessoa ligada aos movimentos sociais e de um partido (PT) que não é o partido do governador.” Bruno declarou que “vê um cenário muito bom para a educação e, graças ao Sindicato APEOC há diálogo da categoria com a Secretaria de Educação.” Na reunião, realizada das 09:30h às 11:30h, no auditório Paulo Freire do Palácio da Educação Professor Jaime Alencar, sede da APEOC, o deputado Artur Bruno pediu o apoio do Sindicato e da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) para que seu nome fosse indicado pela Câmara Federal, em Brasília, para as importantes comissões técnicas: Comissão de Educação e Comissão de Desenvolvimento Urbano. O parlamentar informou que nesta quarta-feira, dia 12/01, a Assembleia Legislativa recebe  Mensagem enviada pelo Governo, e que a partir de quinta-feira os deputados estaduais estarão convocados extraordinariamente.

O novo líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Antônio Carlos, afirmou para todos os presentes: “é um prazer estar aqui no Sindicato APEOC. Venho dos movimentos sociais, participei das negociações do Plano de Carreira dos Professores do Município, e que, dos servidores, o professor é a maior categoria. Quando é necessário, o Sindicato APEOC faz greve; o Sindicato APEOC não faz paralisação por sectarismo.” Declarou também Antônio Carlos na visita desta terça-feira: “vou pedir a solidariedade dos professores sem que o Sindicato APEOC deixe de tomar suas próprias decisões. Sou professor, concursado, sei da importância da educação para a sociedade, o governo é aberto para avançar nas conquistas e podem contar com agente.”

O Sindicato APEOC vai entregar nas próximas horas na Assembleia Legislativa, ao deputado Roberto Cláudio (que até o final de janeiro responde pela liderança do governo naquela Casa), a pauta de reivindicações dos professores (documento já protocolado no Palácio do Governo) e cobrará agilização na definição de urgente data de audiência com o governador Cid Gomes, para tratar das reivindicações da classe, compromissos assumidos pelo governo com os profissionais da educação em 2010.

TODOS PELA EDUCAÇÃO!
SINDICATO APEOC/CUT/CNTE