A Reforma da Previdência do Município de Ipu/CE está sendo feito sem qualquer diálogo com os profissionais da educação e demais servidores.

Seguindo a mesma cartilha dos governos federal e estadual, o Prefeito Robério Wagner enviou um projeto de lei de reforma da previdência que deve ser votado e aprovado pela Câmara Municipal em Regime de urgência.

Os prejuízos para os servidores são de toda ordem, principalmente, referente ao aumento da alíquota de contribuição previdenciária que sai de 11% para 14% para os servidores da ativa.

Para os aposentados o prejuízo é duplo, pois, além do aumento da alíquota de 11% para 14%, agora todo aposentado que ganha acima de 3 salários mínimos também irá contribuir com a previdência.

Atualmente, só contribui para o IPUPREV o aposentado que ganha acima do teto do INSS que é de R$ 6.433,57, porém, com a reforma da previdência, todo aposentado que ganha acima de R$ 3.300,00 (3 salários mínimos atuais) passará a contribuir com 14%.

Lamentavelmente, a reforma da previdência em Ipu/CE está sendo feita sem transparência, pois, não haverá sequer uma audiência pública para a Gestão Municipal explicar as razões e os percentuais de contribuição estabelecidos.

O Sindicato APEOC convoca toda categoria de Ipu a pressionar os Vereadores para barrar esse projeto de DEFORMA da previdência que trará um prejuízo enorme a todos os servidores do município.