ca9b6bb5-f8ea-4c69-8db5-0c7584f680e0.pO Sindicato APEOC participa, por meio da diretora estadual de Formação, Gorete Leandro, do Seminário de Pedagogia Histórico-Crítica, promovido pelo Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES). O encontro começou nesta segunda (25) e vai até sexta-feira (29) na cidade de Limeira, São Paulo, e conta com a participação de dirigentes sindicais de todo o país.

A Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) é a base teórico-pedagógica da formação sindical adotada pela CNTE, CUT e CTB nos cursos voltados para a formação de dirigentes sindicais e representantes de base. O objetivo da participação da Apeoc no seminário é concluir o projeto de formação sindical para 2016, que tem início de implementação previsto para o mês de março.

O Seminário começou com uma comunicação do criador da PHC, professor Dermeval Saviani, com o título “Antecedentes, Origem, Desenvolvimento e Situação Atual da Pedagogia Histórico-Crítica”. Até sexta-feira (25), serão ministradas palestras com os professores Newton Duarte, Lígia Márcia Martins, Ana Carolina Galvão Marsiglia e Tiago Nicola Lavoura.

Pedagogia Histórico-Crítica

A Pedagogia Histórico-Crítica, teoria criada pelo pedagogo brasileiro Dermeval Saviani, tem como foco a transmissão de conteúdos científicos por parte da escola, porém sem ser conteudista. O ensino conteudista é aquele em que se passa uma quantidade enorme de conteúdo, sem se preocupar com o desenvolvimento intelectual, cultural e de raciocínio do aluno. A teoria de Saviani, no entanto, preza pelo acesso aos conhecimentos e sua compreensão por parte do estudante para que este seja inclusive capaz de transformar a sociedade.

Trata-se de uma pedagogia contra-hegemônica, inspirada no marxismo, portanto preocupada com os problemas educacionais decorrentes da exploração do homem pelo homem. É uma teoria de orientação socialista, organizada no Brasil a partir da década de 1980.

Na Pedagogia Histórico-Crítica a educação escolar é valorizada, tendo o papel de garantir os conteúdos que permitam aos alunos compreender e participar da sociedade de forma crítica, superando a visão de senso comum. A ideia é socializar o saber sistematizado historicamente e construído pelo homem. Nesse sentido, o papel da escola é propiciar as condições necessárias para a transmissão e a assimilação desse saber.

Conforme Dermeval Saviani, sua teoria pedagógica entende que a sociedade atual é injusta, baseada na exploração do trabalho pelo capital, por isso ele acredita que o movimento operário deve se organizar para que não existam mais exploradores e explorados. “Para que essa teoria se desenvolva efetivamente é necessário um outro tipo de organização social e isso é difícil porque nesse caso a nossa sociedade é questionada, mas a ideia é assegurar aos alunos o domínio dos conhecimentos e conquistas humanas para que eles possam agir na sociedade de maneira diferente”.

*Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul (13/03/14)

Dermeval Saviani

Graduado em filosofia pela PUC-SP em 1966, é doutor em filosofia da educação (PUC-SP, 1971) e livre-docente em história da educação na Unicamp desde 1986, tendo realizado estágio sênior (pós-doutorado) nas universidades italianas de Pádua, Bolonha, Ferrara e Florença, em 1994 a 1995. De 1967 a 1970, lecionou filosofia, história, história da arte e história e filosofia da educação nos cursos colegial e normal. Desde 1967, é professor de graduação e pós-graduação no ensino superior. Autor de 15 livros, 33 capítulos de livros, 38 prefácios de livros e 130 artigos em revistas nacionais e internacionais, orientou 37 dissertações de mestrado e 47 teses de doutorado, concluindo 17 projetos de pesquisa. Foi membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, coordenador do Comitê de Educação do CNPq, coordenador de pós-graduação na UFSCar, na PUC-SP e na Unicamp e diretor-associado da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp. Foi coordenador-geral do Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR) e professor titular colaborador da USP. Foi condecorado com a medalha do mérito educacional do Ministério da Educação.

*Fonte: Unicamp