O Fórum Estadual de Educação do Ceará lançou na manhã desta segunda-feira (30) a Conferência Estadual Popular de Educação, que será realizada no mês de fevereiro de 2018. A solenidade ocorreu no auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa, e contou com a presença de professores, servidores da Educação, estudantes, gestores públicos e entidades sindicais. O Sindicato APEOC tem assento no Fórum Estadual de Educação e foi uma das instituições apoiadoras do evento desta manhã.

A Conferência Estadual Popular de Educação é um evento que vai mobilizar todos os atores sociais ligados à área da Educação. O objetivo é discutir a implementar do Plano Nacional de Educação, aprovado em 2013, no âmbito estadual e também nas redes municipais de ensino do Ceará. O debate é essencial diante dos diversos retrocessos que o governo golpista de Michel Temer vem promovendo na Educação Pública, como o congelamento dos gastos públicos; a reforma do Ensino Médio sem discussão com a sociedade; entre outros projetos.

Além disso, a sociedade civil e parte da gestão pública se sentem ameaçadas pelo crescimento de um movimento conservador que impõe censura ao ambiente escolar e limites à ação docente. O Sindicato APEOC rejeita essas medidas e defende a autonomia dos professores e uma escola democrática, libertadora, emancipatória e laica.

Outra questão de destaque nesse contexto atual é o financiamento da Educação. A APEOC está nas ruas com uma campanha nacional pelo Novo Fundeb, mais revigorado com novos recursos e maior participação da União. Diante do fim do Fundeb para 2020, a discussão desse tema é urgente e necessária para manter as conquistas de alunos e professores até o momento, como também na ampliação de direitos e melhores condições de ensino.